Esportes Titulo Salto com vara
Ouro no Rio de Thiago Braz teve amparo de Fabiana Murer

Saltadora financiou início da carreira do campeão olímpico no salto com vara

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
26/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma das responsáveis pelo primeiro ouro olímpico do Brasil no salto com vara foi Fabiana Murer. Não que a atleta de 35 anos, que ontem anunciou oficialmente a aposentadoria, tenha subido ao lugar mais alto do pódio no Rio de Janeiro – ficou bem longe disso –, mas ela foi uma das principais incentivadoras da carreira de Thiago Braz, que surpreendeu o francês Renaud Lavillenie e foi campeão em terras cariocas. Os dois estiveram juntos ontem em homenagem da BM&FBovespa, em São Paulo.

Fabiana deu mais do que incentivo ao medalhista. Ela bancou com dinheiro do bolso a estadia do campeão olímpico por três meses em São Paulo quando ele resolveu sair de Bragança Paulista, no Interior do Estado, para tentar evoluir na estrutura montada pela BM&FBovespa em São Caetano.

“Dei ajudinha para ele vir para São Paulo. Era setembro e o clube só poderia contratá-lo a partir de janeiro, então dei essa sustentação ao Thiago, depois ele começou o trabalho pelo clube e teve tranquilidade para se sustentar na cidade grande”, explicou Fabiana.

Thiago reconheceu que a ajuda da saltadora foi fundamental e em momento decisivo. “Agradeço muito à Fabiana por ter praticamente me patrocinado por três meses no início da minha carreira”, disse o campeão olímpico, que mesmo não fazendo mais parte do clube de São Caetano foi premiado pela BM&FBovespa com uma barra de ouro, que equivale a cerca de R$ 140 mil, pela conquista no Rio de Janeiro.

Apesar da cordialidade entre as partes, ficou evidente que o rompimento de Thiago com o time de São Caetano não foi dos mais amigáveis. O saltador fez o trabalho de base no clube do Grande ABC, onde chegou em 2010, e quando se preparava para disputar as competições adultas, em 2014, resolveu ir para a Itália treinar com o ucraniano Vitaly Petrov, que já havia trabalhado com Serguei Bubka e Yelena Isinbayeva, duas lendas da modalidade.

O campeão olímpico chegou apressado ao evento, sentou afastado dos demais integrantes da equipe que também foram homenageados e mostrou certo constrangimento com a premiação recebida.

Político, porém, Thiago agradeceu a homenagem e citou rapidamente a ajuda de todos do clube de São Caetano, inclusive do ex-técnico Elson Miranda, marido e treinador de Fabiana Murer e que teria sido o pivô do seu descontentamento com os trabalhos realizados no time do Grande ABC, fato motivador para os treinamentos na Itália. O campeão olímpico, aliás, lamentou a ausência de Petrov no evento. “Quero agradecer ao meu técnico, que não pôde estar aqui, mas tanto eu como ele sabemos como foi difícil chegar a esse momento e conseguir uma medalha em Jogos Olímpicos”, comemorou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;