Cultura & Lazer Titulo
Intel divulga arquitetura do processador Pentium 4
Sérgio Vinícius
Da Redaçao
28/08/2000 | 16:40
Compartilhar notícia


Na semana passada, a Intel divulgou os detalhes de sua nova microarquitetura NetBurst, voltada ao Pentium 4. O novo design trará alguns recursos técnicos adicionais ao chip que será lançado no final deste ano.

"A NetBurst é a primeira microarquitetura de processador para desktop Intel desde a P6", explica Albert Yu, vice-presidente do Grupo Arquitetura Intel, relembrando o design do processador Pentium Pro, lançado no mercado em 1995. O novo Pentium 4 será voltado ao mercado corporativo e ao consumidores que buscam novos equipamentos. "O chip baseia-se em uma tecnologia de ponta, que maximizará o desempenho da máquina", informa Yu.

Segundo seus idealizadores, o novo processador Pentium 4 foi desenhado visando, especificamente, ambientes de usuário multitarefa e multimídia. Além disso, os designers tentaram propiciar ao processador trabalhar com recursos como 3D, voz, streaming video, imagens e Internet.

Entre os recursos adotados pela nova microarquitetura NetBurst, a empresa destaca a tecnologia Hyper Pipelined, que permitiu duplicar a profundidade de pipeline para 20 estágios, aumentando o desempenho do processador e a capacidade de freqüência.

As ALUs (Arithmetic Logic Units) do processador rodam a uma freqüência duas vezes superior a do núcleo, permitindo que ele execute certas instruçoes em 1/2 marcaçao do clock de núcleo. Assim, as instruçoes dos inteiros sao executadas com o dobro de velocidade do restante do processador.

Por fim, o bus de sistema de 400 MHz, com maior profundidade de pipeline e capacidade de divisao de transaçoes, oferece largura de banda três vezes superior ao do bus de sistema de processador Pentium III. Além disso, o chip apresenta linhas de 128 bytes com acessos de 64 bytes (a geraçao anterior possuia linhas de 32 bytes). Isso possibilita uma velocidade de transferência de 3,2 GB entre o processador Pentium 4 e a controladora de memória.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;