Setecidades Titulo
Com Cidade Limpa, São Caetano terá novo visual até abril
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
14/12/2009 | 07:06
Compartilhar notícia


São Caetano tem prazo para mudar de cara: abril de 2010. Quando este mês chegar, estará em funcionamento a lei Cidade Limpa, que prevê a adoção de medidas para controlar a publicidade no município. A iniciativa visa reorganizar a paisagem urbana, varrendo a poluição visual, nos moldes da proposta implantada na Capital há quase três anos.

Mais do que padronizar o tamanho e o formato dos anúncios, e fazer com que eles cumpram a função de identificar e informar sem emporcalhar o ambiente, a proposta almeja alterar a organização do município.

Para tanto, o projeto aprovado semana passada estabelece também a criação de uma Pasta, cujo nome - Secont (Secretaria Especial de Controle Urbano) - já indica que desempenhará tarefa maior do que somente fiscalizar as regras.

Para o prefeito José Auricchio Júnior (PTB), esse mecanismo é o trunfo do modelo de lei adotado pela cidade. "O que me empolga, talvez ainda mais do que a revisão da paisagem, é essa ferramenta. Quem vive nas regiões metropolitanas sabe como é a questão da desordem da limpeza e da iluminação, além das poluições sonora e visual. E São Caetano não fica fora disso", afirmou.

Segundo Auricchio, as mudanças deverão gerar manifestações contrárias. Contudo, o prefeito descarta possíveis impactos negativos para o município.
"É uma demanda clara da sociedade. Naturalmente, sabemos que haverá desconforto para pessoas que terão de modificar suas estruturas de comércio e para segmentos que exploram a publicidade, mas isso é transitório", ponderou.

BALANÇO
Para Auricchio, a queda de 12% na arrecadação do município em 2009, por conta da crise econômica mundial, não prejudicou os compromissos como um todo (veja texto ao lado), mas comprometeu especificamente um setor, que deverá receber atenção redobrada em 2010. "O combate às enchentes é um segmento que me preocupa, porque tínhamos planejamento de investir mais e não conseguimos. Esse é um foco fundamental de estrutura da cidade que, embora estejamos trabalhando, ainda está aquém."

Outro serviço, mal avaliado pelo prefeito, poderá ter seu funcionamento alterado a partir do ano que vem. "Estamos vivendo um paradoxo na questão do transporte público. Temos chances de melhorar a mobilidade com a chegada do Metrô, tangenciando o Grande ABC por São Caetano, mas, em contrapartida, temos um transporte público interno ruim, com qualidade muito longe da que era prometida. Vamos intervir para que isso se modifique rapidamente", garantiu.

Município é lembrado em sete premiações no ano

O ano que se aproxima do fim foi dourado para São Caetano. Em 2009, o município recebeu sete títulos, que premiaram as políticas aplicadas em Educação, Saúde, Qualidade de Vida, Economia, Segurança, Meio Ambiente e Esportes.

No Estado, São Caetano foi lembrada por ter a menor taxa de mortalidade infantil, os melhores índices de escolaridade e por ser exemplo de prefeitura ecologicamente correta, recebendo o selo de Município Verde Azul.

Ainda nos limites de São Paulo, a cidade sediou e venceu os Jogos Abertos do Interior e derrotou todos os outros adversários nos Jogos Regionais, que tiveram Santo André como palco.

Nacionalmente, São Caetano foi reconhecida como a cidade mais evoluída pelo Índice de Desenvolvimento Municipal da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Pela Fundação Getúlio Vargas, foi considerada a quinta melhor para se trabalhar. E pesquisa do governo federal a aponta como segunda cidade mais segura para jovens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;