Economia Titulo
Brasil é 8º em número de shoppings
Do Diário do Grande ABC
09/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Segundo censo divulgado pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), o Brasil ocupa a oitava posição mundial em número de centros de compras construídos, a maioria com estruturas que atraem os mais diferentes públicos.

A indústria de shoppings fechou 2009 com 711 empreendimentos em operação, entre centros de compras tradicionais, temáticos, atacados e rotativos, um incremento de 22 novos shoppings abertos - incluindo o Shopping Praça da Moça, inaugurado em maio, em Diadema - , e que representa um avanço percentual de 3,19% em relação ao ano anterior.

No ano passado, os shoppings do País tiveram fluxo médio mensal de aproximadamente 427 milhões de frequentadores, estando na região Sudeste o maior índice de consumidores, seguido do Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil.

Já a quantidade de lojas inauguradas foi de 94.318 estabelecimentos, crescimento de 10,87% em comparação a 2008 refletido pela abertura de 9.252 novos pontos de venda, sendo que metade deste número deveu-se principalmente a abertura de novos shoppings, além de expansões promovidas por inúmeros empreendimentos.

Para 2010, após passar por um período de cautela em razão devido aos efeitos da crise na oferta de crédito e no plano de crescimento do varejo, o segmento planeja manter-se aquecido, a partir do desenvolvimento, conclusão, revitalização e expansão de obras por todo o País.

Na soma geral, os investimentos realizados pelos principais grupos empreendedores de shoppings do Brasil resultam em montante de cerca de R$ 2 bilhões, comprovando a força do setor e da economia nacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;