Esportes Titulo Amistoso
Olimpíada e Copa movem Brasil na Suíça
Do Diário do Grande ABC
28/02/2012 | 07:05
Compartilhar notícia
Mastrangelo Reino/AE


O ano de 2012 começa hoje para a Seleção Brasileira. Em seu primeiro compromisso na temporada, a equipe de Mano Menezes terá pela frente a Bósnia, em amistoso, às 16h, na Arena AFG, em St. Gallen, Suíça. A partida servirá para o treinador eliminar algumas incertezas em relação ao time e também decretar o futuro de alguns jogadores pouco avaliados com a amarelinha, já de olho na Olimpíada de Londres, em julho, e na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

No último treinamento para o confronto, o técnico surpreendeu. Mano Menezes escalou Hernanes e Ronaldinho Gaúcho no meio campo, e a dupla Neymar/Leandro Damião no ataque. Assim, Ganso e Lucas perderam os lugares no time principal.

Hernanes já havia sido titular nos amistosos contra Gabão e Egito. Porém, nestas partidas, foram convocados apenas atletas que jogavam na Europa. Já o meia santista foi titular da equipe pela última vez no jogo contra Gana, em setembro. Na ocasião, inclusive, o jogador sofreu contusão que o deixou fora das convocações seguintes.

Durante a atividade de cerca de 20 minutos, Mano Menezes contou com praticamente todos os atletas, exceção a Danilo, do Porto, cortado por contusão.

Até mesmo os jogadores que atuaram no fim de semana participaram do treino. A proximidade com a partida fez com que o goleiro Júlio César, os laterais Daniel Alves e Marcelo e os volantes Sandro e Hernanes tivessem apenas um dia de intervalo entre as partidas de seus clubes e o da Seleção. Antes do encerramento do trabalho, os atletas disputaram rachão.

O objetivo do treinador é claro: definir as equipe da Olimpíada e da Copa de 2014. Por isso, Mano Menezes tem consciência de que o time corre contra o tempo. "Mas não adianta reclamar. A Seleção sempre passou por isso", ponderou.

Embora a missão não seja fácil, o técnico reconheceu algo em comum em suas tarefas. Para ele, uma equipe será derivada da outra. "A Seleção que vai disputar a Olimpíada será formada por número bastante grande de jogadores que vai estar na Copa do Mundo de 2014. Por isso, é parte importante da programação", disse ele.

"Tenho ouvido que a Olimpíada pode significar desgaste para o técnico. Mas decidi encarar essa responsabilidade porque acho que é uma parte importante da preparação para 2014. Uma é a sequência da outra", completou Mano Menezes.

Discretamente, o diretor de seleções da CBF, Andrés Sanchez, coloca pressão no treinador por resultado positivo. "Está muito perto. A Copa já está totalmente dentro do Brasil. Já perdemos muito tempo, não só para montar grande equipe, mas principalmente a estrutura toda que o Brasil necessita. Já temos a base. Agora é começar a jogar com o time que ele achar que é melhor", comentou o dirigente.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;