Esportes Titulo Polêmica
Maicon Siqueira não pôde levar técnico para a Olimpíada

Bronze no taekwondo, são-caetanense ficou os últimos 14 dias treinando com desconhecido

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
25/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A medalha de bronze conquistada por Maicon Siqueira no taekwondo da Olimpíada do Rio de Janeiro poderia até ter tido outra cor não fosse o descaso da Confederação Brasileira da modalidade com o atleta de São Caetano. Praticamente esquecido, ele não pôde levar seu treinador para a reta final de preparação e também não foi visitado nenhuma vez pelas pessoas que comandaram o esporte durante o ciclo olímpico.

Segundo Marcelo Todaro, coordenador técnico da equipe de São Caetano, onde Maicon treina, o técnico Cleiton dos Santos, que revelou Maicon há três anos, não foi ao Rio por conta de custo. “A Confederação Brasileira disse que não tinha verba para levar o Cleiton. Nos 14 dias antes da luta, o Maicon foi treinado pelo Júnior Maciel, que é um treinador do Amapá”, lamentou Todaro.

É fácil também explicar por que a medalha de bronze do lutador não constava em projeções realizadas pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) pouco antes da disputa dos Jogos. “Nunca apareceu alguém da Confederação aqui em São Caetano para observar os treinos dele. Acho que eles (da Confederação) não sabiam do que ele era capaz e acabaram se surpreendendo com o resultado”, destacou o coordenador.

ANDERSON SILVA
Um dos principais lutadores do País no MMA (Artes Marciais Mistas, em português), Spider, ajudou, sem querer, Maicon a ir à Olimpíada. Quando cumpria suspensão por doping, em 2015, ele procurou a Confederação e tentou vaga nos Jogos do Rio. Como tinha direito a quatro convites por ser o País-sede, o Brasil resolveu contemplar um atleta da categoria +80 kg, exatamente a que Anderson Silva seria incluído.

Dias depois, porém, Spider desistiu de participar da seletiva com os outros lutadores da categoria e deixou o caminho aberto para Maicon. O atleta de São Caetano passou por dois torneios classificatórios e ficou com a vaga ao derrotar André Bilia, também de São Caetano.

“Sem querer, o Anderson Silva ajudou, mas isso não mudou nada em relação ao Maicon. Ele já vinha treinando forte e esperando por essa vaga na Olimpíada”, finalizou Todaro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;