Economia Titulo
Firestone demitiu 328 desde dezembro, afirmam sindicalistas
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
07/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O diretor do Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo e Região, Daniel Demétrio, contabilizou as demissões na Firestone, em Santo André desde dezembro do ano passado e disse ter se assustado com o número. Segundo o levantamento, 328 trabalhadores foram demitidos, incluindo os 202 funcionários que aderiram ao PDV (Programa de Demissão Voluntária), em março.

Para o diretor do sindicato, o número é exagerado. "É um número muito alto, que foge dos padrões de sazonalidade", destacou.

A diretora de recursos humanos da empresa, Simone Hosaka, nega o número de demissões. "Tivemos uma movimentação normal no período, algo em torno de 18 dispensas de janeiro à fevereiro", afirmou.

Na sexta-feira (3), a Firestone enviou, via correio, proposta de negociação com o sindicato, propondo redução de quatro dias de trabalho mensais, e a redução de 10% nos salários, durante três meses. "Nós repudiamos a atitude da empresa de se comunicar por meio de carta, sempre estivemos à disposição para negociar", afirmou o presidente do sindicato, Terezinho Martins da Rocha.

Segundo o diretor, o sindicato respondeu a carta, que ontem foi protocolada pessoalmente na sede da empresa. "Por isso haverá reunião hoje, às 14h. Mas é importante que a empresa saiba que o sindicato não só aceita propostas, mas também participa da elaboração", finalizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;