Setecidades Titulo
S.Bernardo perde 15 hectares de Mata Atlântica
Do Diário do Grande ABC
27/05/2010 | 07:58
Compartilhar notícia
Marina Brandão/Especial para o Diário


São Bernardo foi o único município do Grande ABC que registrou desmatamentos entre 2008 e 2010. A informação é da ONG (Organização Não Governamental) SOS Mata Atlântica, que divulgou seu levantamento ontem à imprensa. Segundo o estudo, foram derrubados 15 hectares - ou 150 quilômetros quadrados - de vegetação no município.

O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica analisou fotos de satélite de nove Estados, das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, onde ainda é encontrada a floresta. Por conta de nebulosidade nos últimos meses, o Nordeste ficou de fora, mas os resultados da região devem ser apresentados até o fim do ano. As imagens registram apenas desmatamentos superiores a 3 hectares.

O levantamento indica que São Bernardo tem a maior cobertura vegetal das sete cidades, com 42,16% do território ocupados pela mata, ou 17.351 hectares. Porém, em números absolutos, é Santo André que detém a maior área intacta, com 17.690 hectares de floresta nativa.

CAMPEÕES - Os Estados que mais desmataram no período analisado foram Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, que perderam 12.524 hectares, 2.699 hectares e 2.149 hectares, respectivamente.

Na quinta colocação, São Paulo registrou 743 hectares a menos de Mata Atlântica, logo atrás do Rio Grande do Sul, que derrubou 1.897 hectares de Mata Atlântica entre 2008 e 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;