Cultura & Lazer Titulo
Sem sede para morder
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
22/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A febre Crepúsculo amoleceu milhões de corações juvenis pelo mundo com o amor entre Bella e o vampiro Edward. O obstáculo nessa ‘paixão proibida' é exatamente a condição de vida de cada um. O rapaz, bastante atraído, precisa conter sua sede de sangue e a alerta: "Sou um perigo para você".

Mas e se ele fosse uma espécie de nerd sem interesse nenhum por mulheres? A história talvez terminasse no primeiro capítulo. Agora, se ela resolvesse que queria ser beijada e mordida, quem é que ia segurar?

Pois é essa sátira pretendida pelo livro Opúsculo - A Paródia (Novo Século, 144 págs., R$ 24,90). A publicação vem assinada pela The Harvard Lampoon, uma revista de humor ligada à universidade norte-americana de Harvard.

A tal revista foi lançada em 1876 com textos de sete estudantes e, dizem, virou febre no campus. Opúsculo não é sua primeira paródia. Em 1969, publicou The Bored of the Rings (algo do tipo O Entediado dos Anéis), uma brincadeira com The Lord of the Rings (O Senhor dos Anéis) de J.R.R. Tolkien.

Agora, o alvo é o Twilight (Crepúsculo), de Stephenie Meyer, que virou Nightlight, em inglês, e Opúsculo, em português.

Os pombinhos apaixonados - apesar de um deles estar mais para morcego - são Belle e Edwart. Assim como no original, a moça chega para morar com o pai em uma cidadezinha escondida no mapa. Ela também sofre com certa falta de coordenação motora.

Belle se interessa pelo tipo esquisito de Edwart. Fica ainda mais atraída quando percebe que ele não tem comportamento de um humano normal. Por exemplo, quando o rapaz abandona uma porção de batatas assadas no prato. "Quem seria capaz disso?"

Ela descobre o lado vampiro dele e a paixão aumenta, mas o garoto deixa transparecer sua repulsa por meninas. Ela quer ser mordida e virar sua noiva eterna, mas terá de convencê-lo.

"(...) Eu incondicionalmente, irrevogavelmente, impenetravelmente, heterogeneamente e ginecologicamente desejava que ele tivesse me beijado", diz em um trecho.

A paródia pode ser divertida também para quem não leu o original. Mas, se quiser fazer comparações, não precisa ler o livro. Perca só duas horas com o filme.

Trecho
"- Só vou ficar fora até terminar o Ensino Médio, ok? Você vai ter bastante diversão com Bill, certo Bill?

Bill disse sim com a cabeça. Ele era meu novo padrasto e a única pessoa disponível para tomar conta dela enquanto eu estivesse fora. Não posso dizer que eu confiava nele, mas era mais barato que uma baby-sitter."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;