Economia Titulo
Shoppings iniciam campanhas de liquidação e promoções
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
11/02/2006 | 08:31
Compartilhar notícia


A partir da próxima semana, os quatro maiores conjuntos comerciais do Grande ABC darão início a uma jornada de promoções e liquidações. O Shopping ABC, de Santo André, será o único da região a participar do Liquida São Paulo – iniciativa da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings) que dará descontos de 20% a 70%, entre os dias 15 e 19 desse mês. No entanto, os demais complexos comerciais regionais definiram iniciativas próprias semelhantes, com descontos que variam de 5% a 60%.

O ABC Plaza, em Santo André, conclui nos próximos dias um catálogo de ofertas que começará a ser distribuído no dia 19. A ação comercial prevê descontos de 5% a 50%, em pouco mais de 90% das 305 lojas do shopping. Um dos destaques da promoção serão itens para o calor – em especial de vestuário – mas segmentos de alimentação e perfumaria também vão ser incluídos.

"As ofertas não vão deixar nada a desejar em relação aos outros shoppings. A adesão dos lojistas a essa ação promocional é grande e mostra que os preços estarão muito bons. Haverá oportunidades em todos os segmentos", afirma a gerente de Marketing do ABC Plaza, Márcia Pacheco.

O Mauá Plaza, de Mauá, chegou a aderir à iniciativa da Alshop, mas decidiu estabelecer uma ação paralela. Em vez estampar nas vitrines descontos de 20% a 70% – como prevê o Liquida São Paulo – o shopping funcionará apenas como posto de troca de brindes da promoção e deixará a critério dos lojistas os descontos que serão oferecidos, na margem entre 10% e 60%. A ação – que começa nessa segunda-feira e termina dia 19 – será chamada de Liquidação Rapidinha.

Segundo a direção do Mauá Plaza, a ação promocional própria terá como objetivo principal desovar os estoques da coleção passada – artigos que receberão maior desconto. Nas três edições anteriores, houve aumento superior a 30% no volume de visitação e vendas.

O Shopping Metrópole, em São Bernardo, informou que não pretende definir uma única estratégia promocional nesse mês. Segundo a administração do conjunto, os lojistas terão liberdade para estabelecer descontos próprios – muitos deles já estão em andamento, com abatimentos de 20% a 60% no preço da etiqueta.

Parceria – O grande diferencial da oitava edição do Liquida São Paulo será a parceria com a Caixa Econômica Federal. O banco – patrocinador oficial da promoção – vai distribuir para o consumidor a cada R$ 50 em compras o mascote de campanha publicitária, o boneco que ganhou o apelido de Monstro da Anuidade.

A estimativa da Alshop é de que mais de 20 shoppings participem do evento. Até sexta-feira, 17 estavam inscritos. A expectativa é de que a ação promova aumento de faturamento entre 20% e 30% em relação ao período fora da liquidação. No confronto à temporada de 2005, o crescimento de vendas deve ser em torno de 5%, segundo prevêem os participantes.

Apesar das ações de descontos, os preços deverão estar mais altos que no ano passado, sobretudo no segmento de roupas. Segundo dados do Sindivest (Sindicato da Indústria de Vestuário), a coleção outono-inverno deve ter preços mais altos nas peças com algodão, por causa do reajuste internacional do produto, em torno de 30%. "As roupas com algodão, como os jeans, por exemplo, devem ter aumentos de 5% a 7%", prevê o presidente da Sindivest, Marcel Zelazny.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;