Memória Titulo
Linhas e lugares
Ademir Medici
24/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Em diversas reportagens, inclusive a de hoje, sobre Antonia Breda Boralli, Memória se refere à Linha Jurubatuba. Por que não rua ou avenida? Era uma nomenclatura oficial da cidade? Um roteiro para carroça ou carro? Até quando funcionou essa nomenclatura? Acredito valha a pena esclarecer essa dúvida que não deve ser só minha.”

Alexandre Takara, professor.

Prezado professor Takara, eram linhas coloniais, formadas por grandes lotes destinados a uma nova legião de trabalhadores, a de imigrantes, especialmente italianos. Nestas linhas estão hoje os bairros urbanos.

O Núcleo Colonial de São Bernardo foi um dos quatro criados pelo Império em 1877 – os outros três foram os Núcleos de São Caetano, Santana e da Glória, os dois últimos na Capital.

No caso de São Bernardo, a função das linhas era a de fornecer alimentos à população de São Paulo, além de lenha e carvão. No Grande ABC foi criado, depois, um terceiro núcleo colonial, em Ribeirão Pires.

Ou seja: as linhas não eram ruas, avenidas ou estradas; eram lotes, pelos quais os imigrantes precisavam pagar regiamente, tirando os valores das prestações do seu trabalho braçal – há descendentes que falam que os antigos receberam a terra de graça. Não é verdade. Tanto que muitos desistiram e, sem pagar, perderam os lotes.

Voltando às linhas: no caso da aniversariante São Bernardo, o Núcleo Colonial era formado pela Sede (hoje Centro no eixo da Rua Marechal Deodoro) e 12 linhas, entre as quais a Jurubatuba, Galvão Bueno, São Bernardo Novo, São Bernardo Velho, Camargo, Rio Grande, etc.

Quem discorre com propriedade sobre o assunto é Constantino Agazzi, com dissertação de mestrado defendida na Universidade de São Paulo: “Das nações lombarda e veneta ao Núcleo Colonial de São Bernardo”, 1975.

Tempo rural, de estradinhas de acesso por uma geografia ainda não maculada pela formação da Represa Billings.

O ‘brasilianista’ John French informa que os imigrantes resistiram ao trabalho rural a que foram destinados, e partiram para a industrialização, com a formação em especial de fábricas de móveis e de tecidos.

Com a indústria, a urbanização. Quem acompanha esta página Memória deve ter observado sobre a formação dos primeiros bairros urbanos. Tais bairros ocuparam as linhas coloniais originais. No caso da Linha Jurubatuba, nela nasceram bairros como o Assunção e o dos Casa. O Alves Dias na Linha Camargo, os bairros Demarchi e Batistini na Linha Galvão Bueno, Rudge Ramos na Linha dos Meninos, Santa Terezinha no São Bernardo Novo...

As linhas, professor Takara, foram nomes oficiais sim. Escrituras citam todas elas. Idem os primeiros livros da Prefeitura de São Bernardo.

A nomenclatura desapareceu à medida que a urbanização se estabelecia, lentamente, a partir dos anos 1920, diferentemente de cidades gaúchas como Gramado, onde os bairros, mesmo urbanizados, ainda são chamados, oficial e popularmente, de linhas. Tradição colonial preservada na serra gaúcha e não aqui.

PROPOSTA

A foto de hoje. Estamos na casa de Giovanni Breda, na praça do mesmo nome, numa das colinas do bairro Assunção, outrora Linha Jurubatuba. Ao fundo, a casa dos Breda, já demolida. A proposta nós fazemos a interlocutores nesta Semana São Bernardo 2016. Memória pede a vocês que identifiquem as crianças, seus nomes completos, filhos de quem...

A bola está com Cecília Breda Neves Erba, Débora Carla Ambrozi Moreno, Hilda Breda e William Karoly Ambrozi.

Caros leitores, William, Hilda, Débora e Cecília entraram em contato com Memória após o início da Semana São Bernardo, ajudando na exatidão das informações abaixo, em “Passando a limpo”.

Deste casarão dos Breda da foto, Memória guarda um tijolo, presente do amigo Romeu Bonício, a quem agradecemos uma vez mais.

PASSANDO A LIMPO

O casal Giovanni Breda e Thereza Angioletti teve nove filhos: faltou citar Regina Breda, casada com Sabatino Ferri.

Outra filha de Giovanni Breda e dona Thereza, dona Augusta Breda, casada com David Franzini (e não Franchini). Os Franzini, de origem italiana, vieram do Interior. José Franzini, apelido ‘Zé Grande’, casado com dona Genoefa, que faleceu o ano passado com quase 100 anos. Os Franzini residiam ao lado dos Angeli, quase em frente à Igreja Matriz do bairro Assunção.

Célia Martins do Nascimento viveu no Alvarenga, onde chegou aos 16 anos, mas é mineira de Pontalete. Residiu no bairro Alvarenga. Casou-se com Giovanni Breda Filho, mais conhecido como João.

Enrique, palmeirense. Menino estudioso. Enrique, e não Gustavo. Ele nos ajudou a entrevistar dona Antonia Breda Boralli, no momento em que a seleção feminina de futebol era derrotada nos pênaltis pela Suécia.

Municípios Paulistas

Buritama, elevado a município em 1949, quando se separa de Monte Aprazível; e Rubiácea, elevado a município em 1949, quando se separa de Guararapes.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 24 de agosto: Barra do Rocha (BA), Maribondo (AL), Taquarana (AL) e Ubajara (CE).

Diário há 30 anos

Domingo, 24 de agosto de 1986 - ano 29, edição 6220

MANCHETE – Alugueis sobem até 50% na região.

SAÚDE – A repórter Fátima Albieri vai ao Hospital Pompéia, de São Caetano, e sai com o braço

engessado para a série “O Grande ABC está mal de saúde”.

“Nossa repórter foi medicada e teve o braço imobilizado sem nada ter sofrido, mas o Inamps vai pagar pela ineficiência do hospital”, informava o Diário.

A edição mostra Fátima redigindo sua matéria, com o gesso retirado e posto sobre a mesa, na Redação, ao lado da máquina de escrever. Mostrava, assim, que estava muito bem de saúde.

Em 24 de agosto de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: progressos das tropas anglo-francesas no Somme, região ao Norte da França.

1926 – O visitador apostólico Consoni, em relatório, registrava a existência de quatro paróquias no atual Grande ABC: São Caetano, Santo André (conhecida também como Estação São Bernardo), Vila de São Bernardo e Ribeirão Pires. Registrava também numerosas capelas, como as de Mauá, Campo Grande e Alto da Serra (hoje Paranapiacaba).

1956 – Fundado o Bom Pastor FC, em Santo André.

1971 – Marília 1, Saad 0: e o time do Interior ascende à Divisão Especial do futebol paulista.

1976 – Comitiva da cidade italiana Di Thiène visita o Monumento aos Imigrantes, em Santo André.

2011 – O falecimento do jornalista Fausto Polesi. Um dos fundadores do News Seller, hoje Diário. Diretor de Redação e editor-chefe por décadas. Cronista com vários pseudônimos. Editorialista. E um grande pauteiro. Suas pautas, datilografadas e afixadas na Redação, se constituíam quase que na própria matéria, geralmente bem-humoradas, muitas vezes poéticas, não poucas vezes ácidas, chamando à responsabilidade o repórter. Não admitia que o jornal fosse furado – que outros jornais saíssem na frente com um assunto ou outro ocorrido aqui no Grande ABC. Afinal, o Diário é do Grande ABC – é o próprio Grande ABC.

Hoje

Dia da Infância

Dia dos Artistas

Santos do Dia

São Bartolomeu, também chamado Natanael, foi um dos 12 primeiros apóstolos de Jesus. Faleceu no ano 51.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Áurea

Emília

Maria Micaela




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;