Economia Titulo
Abitrigo questiona Argentina sobre redução de importação de trigo
Do Diário OnLine
Com Agências
09/08/2007 | 17:48
Compartilhar notícia


A Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo) informou nesta quinta-feira que irá questionar representantes da cadeia produtiva da Argentina. De acordo com a entidade, o país vizinho aumentou em 126% as exportações de trigo em grão para países da África, Ásia, Oriente Médio, América Central, entre outros, enquanto os embarques para o Brasil, o principal comprador do trigo argentino, tiveram aumento de apenas 7,3%.

"A Argentina, como membro do Mercosul, deveria privilegiar os embarques para o Brasil, mas não é isso que vem ocorrendo. Em março deste ano eles suspenderam os embarques de trigo para o mercado brasileiro alegando proteção do abastecimento interno. Mas não é isso que se vê no levantamento que realizamos com base em informações da própria Argentina. Eles aumentaram em 126% as vendas de trigo para diversos países e para nós não ocorreu isso", questiona Samuel Hosken, presidente da Abitrigo.

Atualmente, segundo o presidente da Abitrigo, a importação de "outros" países, fora do Mercosul é crescente e generalizada por todas as regiões brasileiras. "É preciso uma decisão rápida do governo brasileiro, pois já estão chegando as importações de trigo dos Estados Unidos e Canadá, que custam mais caro e são agravados pelo Imposto de Importação de 10%", conclui.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;