Setecidades Titulo
Assalto a banco acaba em tiroteio
Javier Contreras
Do Diário do Grande ABC
27/02/2004 | 21:39
Compartilhar notícia


Um assalto a um posto bancário próximo ao Fórum de Diadema, no Centro, por volta do meio-dia desta sexta, terminou com uma troca de tiros entre três assaltantes e um guarda municipal que tinha ido ao posto sacar dinheiro. Na porta de vidro escuro do banco, ele se viu cortando a saída do grupo. Guarda e ladrões recuaram. Após segundos de indecisão e enquanto o guarda gritava na rua para as pessoas se afastarem, os ladrões estilhaçaram a porta à bala e fugiram com R$ 3 mil. Ninguém ficou ferido.

Ao menos uma dezena de disparos foram feitos. As marcas de tiros ficaram nas paredes e em um carro estacionado perto do banco. O local é próximo a um setor de auditoria de execuções fiscais do Fórum e de um escritório de contabilidade.

Segundo informações da polícia, a ação da quadrilha começou pouco antes das 12h, horário de pouco movimento. Os três ladrões entraram no prédio e subiram as escadas que levam ao posto bancário, no primeiro andar.

Apesar da segurança, o acesso é livre. Os usuários do posto são funcionários do Fórum e particulares. O trio sacou as armas – revólveres e pistolas – dentro do posto e rendeu um segurança e quatro funcionários. “Eles nos disseram para deitar e não olhar para o rosto deles. Logo exigiram o dinheiro do caixa. Também pediram o dinheiro do cofre, mas não tínhamos acesso. Então roubaram o que tinha e fugiram”, disse uma funcionária que preferiu não se identificar. Eles ainda roubaram um revólver calibre 38 do segurança.

Coincidência – Após roubarem exatamente R$ 2.877, os ladrões desceram as escadas correndo e deram de cara com o guarda municipal fardado, que havia ido até o posto para retirar dinheiro. O guarda, que preferiu não ser identificado com receio de represálias, tem conta no posto bancário por ser funcionário da Prefeitura. “Quando entrava no prédio, após a abrir a porta de vidro, vi os assaltantes descendo pelas escadas. Desconfiei deles, mas eles me viram fardado e recuaram, já sacando as armas. Eu também tentei me proteger e saquei minha arma”, disse o guarda.

Apenas separados por uma porta de vidro filmado, o guarda e os assaltantes gastaram apenas alguns segundos para decidir o que fazer em seguida. “Eu estava sem rádio e não tinha como pedir apoio. Então, sinalizei para os transeuntes se afastarem e esperei para tentar prendê-los”, disse o guarda.

Os ladrões, porém, não deram chance de escolha e atiraram várias vezes contra a porta, estilhaçando o vidro. Em seguida correram e atiraram também contra o guarda, que revidou os disparos. “Tentei impedi-los, mas não queria colocar a vida de ninguém em risco. Então, eles subiram em motocicletas (estacionadas na rua lateral, Renato Barbosa) e fugiram”, disse o guarda. Segundo testemunhas, outros cúmplices estavam nas motocicletas para facilitar a fuga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;