Internacional Titulo
Nápoles começa a retirada de lixo acumulado em suas ruas
Da AFP
30/05/2007 | 17:16
Compartilhar notícia


Milhares de toneladas de lixo e escombros que se acumulavam há três semanas nas ruas de Nápoles (sul) começaram a ser recolhidas, após solucionado o problema do depósito na região, anunciou nesta quarta-feira a prefeita da cidade, Rosa Iervolino Russo.

"A situação de urgência terminou", disse a prefeita à imprensa, após uma reunião na prefeitura com todos os encarregados da região de Campania.

"Atualmente, a situação é mais para boa, os serviços de limpeza da cidade acabarão de limpar Nápoles antes desta noite (hora local) e os municípios como Capri, Ischia e Procida (ilhas da baía de Nápoles) têm nos dado uma mão", afirmou.

"Esta manhã, tínhamos nas ruas (de Nápoles) 250 toneladas de lixo, que serão retiradas ao longo do dia", acrescentou Iervolino Russo, que contou ter negociado acordos com os prefeitos de vários municípios para utilizar temporariamente seus depósitos.

Mais de 15 mil toneladas de lixo se acumulavam há três semanas na província de Nápoles e três mil toneladas na cidade, depois que as cidades vizinhas se negaram a reabrir seus depósitos. A situação se normalizou após uma decisão da região, que em 25 de maio ordenou que estes depósitos voltassem a ser usados, apesar das propostas dos prefeitos.

A Itália chegou a anunciar que contemplava enviar os dejetos para a Romênia para seu processamento, mas Bucareste rejeitou a oferta. As autoridades calculam que haja um milhão de toneladas de lixo espalhadas na região, e sob o controle da Camorra, a máfia local, que monopoliza sua reciclagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;