Setecidades Titulo
Nível da Cantareira sobe e S.Caetano se livra de racionamento
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
31/10/2003 | 22:53
Compartilhar notícia


A quantidade expressiva de chuva que caiu em outubro na bacia do reservatório Cantareira fez com que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) descartasse o racionamento nas áreas que dependem de seu abastecimento, incluindo São Paulo e São Caetano. No período, houve precipitação de 143,6 mm por centímetro cúbico, o que superou a média histórica de 131,4 mm.

Isso foi suficiente para garantir o estoque de água, apesar do Cantareira estar nesta sexta com apenas 5,4% de sua capacidade. E a Sabesp estima que as chuvas de novembro devam ultrapassar também a média de 130 mm. Por isso, o sistema Alto Cotia, que enfrenta rodízio no abastecimento desde 22 de outubro, será o único a ter racionamento de água na Grande São Paulo.

A estiagem do inverno baixou os índices de armazenamento das bacias da Região Metropolitana de São Paulo a números recordes. Somente com a intensificação de campanhas pelo uso racional da água e com o rodízio no sistema Alto Cotia é que a capacidade dos reservatórios melhorou.

No Grande ABC, apenas São Caetano corria risco de corte no abastecimento. São Bernardo, Diadema e parte de Santo André são abastecidas pelo reservatório Rio Grande, que apresentou o melhor índice de armazenamento: 57,2% registrados nesta sexta. Mauá e outra parte de Santo André são abastecidos pelo Alto Tietê. Já Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra dependem do Ribeirão da Estiva.

Segundo a Sabesp, a economia feita pela população reduziu a produção mensal de água de 65 m³/s para 61 m³/s depois de anunciado o rodízio no sistema Alto Cotia. Desde 22 de outubro, cerca de 440 mil pessoas de Embu, Cotia, Vargem Grande Paulista, Embu-Guaçu e Itapecirica da Serra enfrentam rodízio intervalos alternados de 30 horas sem água.

No Alto Cotia, a quantidade de chuvas foi de 79,6 mm por centímetro cúbico, enquanto a média da bacia é de 123,6 mm. Por isso, será mantido o rodízio. Apesar de estar descartado o racionamento nas demais bacias, a Sabesp mantém o pedido pelo uso racional da água.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;