Setecidades Titulo
Projeto ‘Sementinha’ enriquece cardápio em Sto.André
Rita Norberto
Do Diário do Grande ABC
27/08/2003 | 22:14
Compartilhar notícia


O projeto Sementinha, da Secretaria de Educação e Formação Profissional de Santo André, está substituindo os lanches que são servidos às crianças por alimentos preparados pelas mães. A coordenação do projeto realiza o trabalho com a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e o Banco de Alimentos de Santo André. O objetivo da troca é oferecer às 1.950 mil crianças de 4 a 6 anos atendidas pelo projeto um cardápio mais variado, com maior valor nutritivo. A mudança tem ainda a intenção de integrar as mães e a comunidade ao projeto.

Segundo o coordenador do Sementinha, Ronnie Corazza, a idéia de mudar o lanche por alimento existe desde o início do projeto. A mudança será feita de forma gradativa. “A intenção é que todos os núcleos recebam a formação, mas para preparar as alimentações é necessário discutir com comunidade e ter infra-estrutura”, disse.

Atualmente, as crianças recebem um kit-lanche (pão com recheio e um suco de caixinha). Na substituição, o Craisa fornecerá os gêneros – como verduras, legumes e frutas – e as próprias mães farão, voluntariamente, os pratos. A idéia não é oferecer uma refeição, porque as crianças ficam somente quatro horas nos locais, mas oferecer um lanche mais reforçado. A experiência começou pelos núcleos Parque Andreense e Paranapiacaba. A partir da segunda quinzena de setembro, irá para o Parque Miami e Recreio da Borda do Campo. E, até o fim do ano, chegará a outros três núcleos: Tamarutaca, Capuava e Jardim Santo André I e II.

Curso – Para fazer os lanches, a nutricionista da Craisa, Joelma Araújo de Paula Felipe, disse que as mães das crianças fizeram o curso Para Manipuladores de Alimentos, dado por técnicos em nutrição da companhia. No curso, tiveram noções de higiene e congelamento e reaproveitamento de alimentos.

O Núcleo Parque Andreense foi o primeiro a fazer a mudança e a aceitação das crianças foi boa. “É muito bom, as crianças gostam e ficam na expectativa do que vai ter de lanche”, disse a coordenadora do núcleo, Andrea Aparecida Espigares Sanches.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;