Cultura & Lazer Titulo
Esquina do Rock faz festa
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
27/09/2008 | 07:10
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Distante dos tempos da famosa bolachinha, da imagem e som perfeitos do DVD, e também do polêmico formato MP3, aparecia lá no início dos anos 1980 a pioneira loja Metal.

Hoje, completando 24 anos de existência, a loja resiste, e continua sendo ponto de encontro para várias gerações. Para comemorar esta data, o proprietário Jean Lazare Gantinis preparou uma festa com várias atrações musicais que acontece hoje, no Centro Cultural Cidadão do Mundo, em São Caetano.

A loja aberta por Jean Lazare Gantinis, e pelo seu então sócio Carlos Szabo em 1984, no Centro Comercial do Carmo, nada tinha além de caixas com discos de vinil de suas próprias coleções. Hoje é nome conhecido e referência para qualquer fã de rock em geral e inclusive para vários músicos bem situados na cena musical.

Caminhando para a terceira década de vida, a loja leva consigo várias histórias entre engraçadas e algumas de pancadaria. "Quando atendiámos no Centro Comercial do Carmo, abriram uma loja de música punk bem em frente à Metal, como o elevador não funcionava, a molecada comprava os discos e descia pelas escadas. Muitas vezes saiam várias brigas com os punks, e os meninos nem conseguiam voltar para casa com os discos que haviam acabado de comprar, eu sempre tentava acalmar as situações", diz Jean.

Outra: "Havia dois caras que vinham sempre aqui, entravam cheirando à pinga, e toda vez pediam para escutar música de um CD ou outro. Eu sempre tocava as músicas, e aquilo passou a se tornar hábito para eles. Um dia resolvi cobrar. Eles chegaram e quando pediram para ouvir tal música, eu disse que custava um real para escutar. Eles pagaram! Nem assim eles pararam de vir, não adiantou nada", ri o proprietário.

Hoje, na Rua Elisa Fláquer, 184, seu quarto endereço, a Metal recebe alguns dos garotos que nos anos 1980 buscavam discos com Jean, só que agora, eles levam os filhos para comprar CDs enquanto aproveitam para colocar o papo em ordem com a turma toda.

"Vem um menino aqui, que deve ter no máximo 7 anos, o pai o traz, ele conhece todas as canções dos Beatles", diz Celso 'Poppy' Finateli, funcionário da loja desde 1999. "Há muita gente, e de todas as idades, que vem para conversar. Passam horas aqui", completa Poppy.

Solange Moreli, 23, freqüentadora da loja, diz que sempre encontra o que procura. "Venho aqui ao menos duas vezes por semana, eles me dão várias dicas", diz. "Tenho amizades que nasceram aqui dentro, é mais do que uma simples loja", completa.

Amante de rock e colecionador de vinil, Jean se recorda também da dificuldade que tinha em saber das novidades que eram lançadas fora do Brasil. Ele buscava informações em revistas especializadas e tentava importar o material. Aqueles que não levavam o vinil, compravam a gravação do mesmo, que era feita nas saudosas fitas-cassete.

Aos amantes de raridades, sejam elas em CD ou vinil, o local com clima despojado é um bom lugar para caçar boa música.

Festa de 24 anos da Metal - Show com as bandas Guillotine, Transfixion, Cogumelo Diabólico, Búlticos, Massahara e Montanha. Neste sábado, às 20h. No Cidadão do Mundo - Rua Rio Grande do Sul, 73. São Caetano. Ingr:. R$ 3.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;