Economia Titulo
Jucesp OnLine auxilia novos empreendedores
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
10/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Jucesp OnLine, que recebeu só na terça-feira - primeiro dia de seu funcionamento - mais de 4.700 acessos, é uma ferramenta bastante útil para o empreendedor que quer abrir uma indústria ou um pequeno estabelecimento comercial, segundo especialistas.

Pelo site www.jucesp.sp.gov.br, o usuário tem acesso a dados e documentos que até então só eram obtidos indo até a Junta Comercial, como a solicitação e emissão de fichas cadastrais e certidões e buscas por sócios e nomes fantasias. Para isso, é preciso apenas ser cadastrado no sistema da Nota Fiscal Paulista - a senha e o login são os mesmos.

No endereço, que foi desenvolvido pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, é possível obter informações rápidas e gratuitas sobre mais de 5 milhões de empresas cadastradas na Junta Comercial do Estado de São Paulo.

Por meio de um sistema de georreferenciamento, o Jucesp OnLine é capaz de fazer pesquisa por regiões. Dessa forma, a pessoa interessada em montar uma pizzaria ou uma papelaria pode saber quantos estabelecimentos de sua atividade existem na cidade, bairro e até em uma rua. Para isso, utiliza a tecnologia Google Maps para a localização das empresas cadastradas.

Esse conhecimento sobre companhias concorrentes, potenciais fornecedores e empresas que podem complementar a atividade no bairro é fundamental para o êxito de um empreendimento, segundo a gerente do escritório do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Grande ABC, Josephina Cardelli. "Um dos primeiros passos, que orientamos, é que os empresários realizem um plano de negócios, e antes disso, que façam pesquisa de mercado. Essa ferramenta facilita essa busca de informação", avalia.

O presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquéres, concorda. Para ele, mais do que reunir informações aleatórias que constam em papel, o serviço on-line traz transparência, agilidade e pode servir como estimulador de negócio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;