Cultura & Lazer Titulo
'O Sexto Sentido' é preferência do público também em vídeo
Do Diário do Grande ABC
08/06/2000 | 14:59
Compartilhar notícia


Mal saiu em vídeo e "O Sexto Sentido" já disparou na preferência do público. Outra coisa nao se poderia esperar do filme que fez mais espectadores no Brasil, no ano passado - mais de 4 milhoes -, apenas um quarto das platéias que consumiram "Titanic" em 1998.

Sendo "O Sexto Sentido" o produto que é, com um desfecho de impacto que muda toda a perspectiva da trama, nada mais oportuno do que ver o filme em vídeo.

Com a tecla rewind, o espectador pode voltar atrás quantas vezes quiser, para conferir se nao há furos no roteiro (o que pode ser conferido, por exemplo, com a disposiçao dos atores e personagens em cena, quem fala com quem).

Logo na seqüência surgiu "A Bruxa de Blair", que também está disponível em vídeo e DVD. Dois filmes que redimensionam os caminhos do sobrenatural (o primeiro) e do terror (o segundo), realizados por diretores estreantes - M. Night Shyamalanm, no caso de "O Sexto Sentido", e Daniel Myrik e Eduardo Sanchez, na Bruxa. Esses filmes tornaram-se objetos de culto. Propoem uma estranha interatividade, que leva os espectadores a vê-los repetidas vezes, o primeiro pelo mistério do seu desfecho (mas nao só por isso), o segundo pelo caráter propositalmente fake, que deve levar o público a se questionar sobre os limites do real.

A prestigiada revista "Cahiers du Cinéma" acha que filmes como esses mostram que se está passando algo de novo no cinema americano atual. E "Cahiers" gosta particularmente de "O Sexto Sentido". Destaca o tom estranhamente fúnebre e opiomaníaco da narrativa, alguma coisa entre Lovecraft e Henry James e cujo resultado é uma espécie de efeito hipnótico sobre as platéias. "Cahiers" acha que o mistério desse filme nao está só na revelaçao do desfecho, mas também na reminiscência melancólica da infância feita por Shyamalanm, com seus fantasmas e a atmosfera velada, como se a narrativa de "O Sexto Sentido" fosse atravessada pelos murmúrios das igrejas ou pelos segredos que sao sussurrados ao ouvido.

Filme adolescente e refinado, "O Sexto Sentido" opera no seu público um efeito devastador. As pessoas nao falam dele, querem vê-lo de novo, como se a decifraçao do mistério pudesse vir ao fim e ao cabo dessa experiência sempre renovada. O sucesso do filme em vídeo confirma que se trata, evidentemente, de um fenômeno que vai além dos truques publicitários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;