Setecidades Titulo
Medicina do ABC abre instituto para adolescentes
Andrea Catão Maziero
Do Diário do Grande ABC
24/05/2002 | 19:10
Compartilhar notícia


A Faculdade de Medicina do ABC inaugura neste sábado quatro novos complexos e aumenta o número de especialidades médicas oferecidas a fim de ampliar o atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A novidade fica por conta do Instituto de Hebiatria – especialidade voltada ao atendimento de adolescentes – e o Criarh (Centro de Criopreservação e Atenção à Reprodução Humana), que vai fazer gratuitamente fertilização in vitro para casais que não conseguem a fertilização, mesmo após tratamento médico. Além disso, serão inaugurados centros de pesquisa e formação aos alunos dos cursos oferecidos na faculdade.

O Instituto de Hebiatria da Medicina ABC será o primeiro da região, segundo o diretor da faculdade e titular de dermatologia, Luiz Henrique Camargo Paschoal. “Existem problemas específicos na adolescência que nem o pediatra e nem o clínico-geral estão habilitados a tratar. Com a abertura do instituto, as unidades de saúde e hospitais poderão encaminhar pacientes para dar início a tratamentos na faculdade.”

Ainda neste ano, provavelmente no início do segundo semestre, o instituto vai atender os adolescentes. Ginecologistas, urologistas, dermatologistas e psicólogos também tenderão os jovens.

Paschoal disse que neste ano o serviço no instituto consiste apenas em prestar atendimento aos pacientes. Porém, a partir do ano que vem, serão oferecidos cursos de formação, capacitação, treinamento e pesquisa aos médicos que tenham interesse em atuar na área. Com isso, a faculdade pretende criar um local de estudo em pós-graduação e especialização.

Além do Instituto de Hebiatria, as adolescentes também serão atendidas pelo Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia em caso de gravidez precoce, enquanto que jovens de ambos os sexos poderão ser atendidos pela Liga de DST/Aids (Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids).

Já o Criarh, que realizará fertilização in vitro gratuitamente, além de atender casais que não conseguem ter filhos, vai auxiliar aqueles que são portadores de doenças especiais, como câncer e Aids, mas desejam formar uma família. “O atendimento nesta área também será prestado via SUS”, disse o diretor da faculdade.

As consultas não são marcadas na faculdade, que fica na avenida Príncipe de Gales, 821, bairro Príncipe de Gales, Santo André. Para ter acesso aos serviços prestados pela Faculdade de Medicina do ABC, o paciente deve agendar consulta em postos de saúde ou hospitais da região, que o encaminha ao atendimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;