Setecidades Titulo
Cartilha sobre funcionamento do SUS é lançada em Sto.André
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
11/12/2003 | 20:46
Compartilhar notícia


Usuários do sistema público de saúde de Santo André já podem retirar cópias de cartilhas com informações sobre o esquema de funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde) no município. A publicação foi lançada nesta quinta e contém endereços e telefones para denúncias de mau atendimento e outras reclamações.

Inicialmente, a tiragem é de 45 mil exemplares, que serão distribuídos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Centro Hospitalar Municipal. Para as futuras edições, a idéia é distribuir uma cartilha para cada família de Santo André.

A cartilha, intitulada O SUS pode ser seu melhor plano de saúde, é resultado de um trabalho de dois anos de pesquisa feito pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Santo André é pioneira na parceria para a distribuição do material.

Nas páginas da cartilha, são explicadas ao usuário as diferenças entre os benefícios do serviço gratuito e dos planos particulares. Também são relatadas as dificuldades enfrentadas pelo sistema e os direitos do cidadão. “Este é mais um esforço que estamos fazendo para melhorar a saúde na cidade”, disse o prefeito de Santo André, João Avamileno.

Sezifredo Paz, representante do Idec, acredita que o serviço público pode ser, em muitos casos, mais vantajoso que o oferecido por convênios de saúde particulares. “Percebemos que o SUS é a melhor opção. Temos lutado em defesa de pessoas que são abandonadas pelos seus convênios de saúde no momento em que mais precisam”, afirmou.

Modelos – A cartilha traz ainda dicas sobre onde encontrar o serviço na cidade e como denunciar um mau atendimento. Outro destaque são os modelos de carta para exigir agendamento de consultas ou de exames em prazo rápido, internação em casos graves, realização de partos e fornecimento de medicamentos, entre outros temas.

Nos modelos, estão descritos também os prazos pré-estipulados para se conseguir o atendimento, embasados em direitos garantidos pela Constituição Federal. Os prazos podem variar de 1 a 90 dias, dependendo da complexidade do caso. As cartas devem ser enviadas à Secretaria Municipal de Saúde, mas podem ser remetidas também ao Ministério Público, em casos de denúncia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;