Cultura & Lazer Titulo
Instituto Valenciano de Arte Moderna fará mostra no Brasil
Da Agência EFE
30/08/2002 | 12:30
Compartilhar notícia


O Instituto Valenciano de Arte Moderna (Ivam) organizará em São Paulo a exposição "Brasil 1920-1950: Da antropofagia a Brasília", que percorre as vanguardas e sua influência na cena artística brasileira.

A exposição de São Paulo será inaugurada no dia 30 de novembro e reunirá a maioria das obras que ficaram expostas no Ivam entre outubro de 2000 e janeiro de 2001.

Segundo o Ivam, esta foi a primeira exposição internacional circunscrita ao período da denominada "modernidade histórica" — a etapa mais experimental das vanguardas históricas —e a sua influência na cena artística brasileira, até o final da década de 50. A exposição tem como ponto de partida o "Movimento Modernista Brasileiro", também conhecido como "Semana da Arte Moderna de 22".

A mostra apresenta um caráter multidisciplinar e reúne um conjunto de mais de 600 peças que englobam quase todas as facetas da criação brasileira da primeira metade do século XX: pintura, escultura, arquitetura, fotografia, cinema, tapeçarias, música, literatura, ilustração de revistas, manuscritos, declarações públicas e presenças de artistas, escritores e intelectuais estrangeiros no Brasil.

O catálogo da exposição foi ilustrado com as reproduções das obras expostas e constitui um manual de referência, com capítulos específicos para cada uma das seções tratadas, com ensaios dos artistas de cada uma das áreas, um texto de Eduardo Subirats e uma antologia de textos histórico-críticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;