Internacional Titulo
Corte da Ucrânia ouve argumentos contra presidente
Da AFP
21/04/2007 | 14:36
Compartilhar notícia


Milhares de manifestantes cercaram a Corte Constitucional da Ucrânia neste sábado, onde um deputado explicou aos juízes porque o decreto presidencial para dissolver o Parlamento deve ser considerado ilegal.

Um total de 17 dos 18 juízes ouviram os argumentos sobre a ilegalidade do decreto, adotado em 2 de abril pelo presidente Viktor Yushenko para dissolver o Legislativo, uma decisão que mergulhou esta antiga república soviética em uma grave crise política.

O deputado Yaroslav Mendus disse aos juízes que Yushenko se excedeu em sua autoridade, ao afirmar que a Constituição lhe permitia dissolver o Parlamento. "Só a Corte Constitucional pode interpretar a lei. Se o presidente se envolve nisto, significa que temos sérios problemas", disse Mendus aos magistrados.

Yushenko justifica sua decisão afirmando que a maioria parlamentar liderada pelo premiê oposicionista, Viktor Yanukovich, violou a Constituição, ao atrair deputados oficialistas para suas fileiras.

Ainda se desconhece a data em que a Corte Constitucional adotará uma decisão sobre o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;