Setecidades Titulo
Entidade de S.Caetano é referência para deficientes
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
29/04/2010 | 07:55
Compartilhar notícia


Há 33 anos, a Fundação Anne Sullivan, de São Caetano, é referência nacional e internacional nas áreas de surdez, surdocegueira, paralisia cerebral e autismo infantil. A entidade - pioneira no Grande ABC a fornecer educação e atendimento clínico a portadores dessas deficiências - conta atualmente com 74 alunos, a maior parte (29), de portadores de paralisia cerebral.

A fundação oferece cursos de Educação Infantil e dos ensinos Fundamental e Médio, além de formação específica - focada em permitir que deficientes graves possam se tornar mais autônomos nas atividades do cotidiano, como vestir-se sozinhos. Desde o ano passado, a fundação presta também assessoria à rede municipal de Educação, com o objetivo de ajudar na integração de alunos deficientes.

"Agora cuidamos diretamente apenas dos estudantes que necessitam de cuidados especiais e não poderiam ser integrados à rede regular. E dos estudantes surdos do 3º ano do Ensino Médio, que estão prestes a se formar", contou a diretora da instituição, Adriana Gomes da Fonseca.

Ela declarou que, constantemente, a fundação recebe visitas de entidades de outros Estados e até de outros países, como Estados Unidos, Argentina e Chile, interessados em conhecer os métodos de trabalho da instituição.

Porém, não é somente a outras entidades que a fama da fundação chama a atenção. "Temos 11 estudantes de outras cidades da região e da Capital, mas, há alguns anos, somente abrimos vagas para estudantes da cidade. Porém, vários pais de outros locais ainda nos procuram", completou Adriana.

As instalações da fundação, que é mantida totalmente com recursos da Prefeitura de São Caetano, atualmente estão passando por reforma estrutural, que prevê também a criação de um espaço coberto para a realização de atividades fora das salas de aula. "Poderemos então melhorar o atendimento das nossas oficinas ocupacionais", informou a diretora Adriana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;