Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Esofagite de refluxo - Dr. Leo Kahn

A esofagite de refluxo acontece quando o músculo no fim do esôfago se abre no momento errado e permite que o conteúdo do estômago penetre no esôfago.

Dr. Leo Kahn
19/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O esôfago é um tubo muscular revestido por uma mucosa, situado no tórax e que liga a boca ao estômago, a esofagite é a inflamação desta mucosa, que pode ser causada pelo refluxo gastresofágico, quando o conteúdo ácido do estômago entra em contato com a mucosa ou pela ingestão de alguma substância corrosiva.

A esofagite de refluxo acontece quando o músculo no fim do esôfago se abre no momento errado e permite que o conteúdo do estômago penetre no esôfago. Quando os sucos gástricos ácidos entram em contato com a parede do esôfago podem causar uma sensação de queimação.

É a afecção mais frequente do esôfago. O diagnóstico é baseado nos sintomas, mas para verificar a gravidade da doença e da presença ou não de complicações são necessários exames.

O melhor exame para o diagnóstico é a endoscopia, que permite o exame interno do esôfago e biopsia durante esse procedimento. É importante para excluir o câncer de esôfago.

A doença de refluxo é normalmente leve e raramente oferece risco de vida, entretanto, pode desenvolver complicações quando a pessoa não é tratada.

Estas incluem sangramento ou úlceras no esôfago e, em alguns casos, um estreitamento do esôfago. Isso pode levar a dificuldade de engolir e à parada do alimento na área estenosada. O refluxo crônico pode estar associado com o esôfago de Barrett, uma condição que leva ao câncer.

Sintomas:

Azia quando há refluxo ácido para dentro do esôfago.

Sensação de queimação do peito até o pescoço.

Pode ocorrer regurgitação até a boca, provocando a sensação de um líquido amargo na boca.

Quando a esofagite é severa e as úlceras estão presentes, o ato de engolir provoca dor quando o alimento atinge esta parte do esôfago.

Posteriormente, se a porção inferior do esôfago se estreita devido à cicatrização, o alimento pode parar nessa área.

A esofagite também pode causar hemorragia, fezes pretas, anemia e vômitos de sangue.

Saiba mais:

Evite o tabagismo.

As refeições volumosas aumentam a pressão dentro do estômago e aumenta o refluxo.

Você deverá se alimentar com pequenas quantidades de alimentos ricos em proteínas e pobres em gorduras. É melhor comer em intervalos iguais e não comer nada duas horas antes de dormir.

Os alimentos a serem evitados incluem chocolate, hortelã, álcool, cafeína, frutas cítricas, leite integral e produtos à base de tomate.

Atividade física, como curvar o peito sobre a barriga e deitar, também pode aumentar os sintomas da doença de refluxo, especialmente após a refeição.

Pressão sobre o abdômen, comum nas pessoas que usam roupas muito apertadas ou são obesas ou em mulheres que estão grávidas, frequentemente pode levar ao aumento da irritação.

Manter uma atitude mental positiva, trabalhando junto com seu médico e seguindo o tratamento recomendado, pode ser ‘o melhor remédio’ para a doença de refluxo.

O refluxo crônico pode causar problemas secundários, tais como dificuldade de deglutição, rouquidão ou laringite que não melhora, e danos nas cordas vocais.

O refluxo também pode causar ou piorar problemas respiratórios, tais como asma e pneumonia recorrente, particularmente se o conteúdo do estômago penetrar nas vias aéreas.

A elevação da cabeceira da cama de dez a 15 centímetros reduz a quantidade de ácido que reflui para o esôfago.

Alguns medicamentos podem piorar os sintomas da doença de refluxo. Informe seu médico sobre qualquer medicação que você esteja tomando. Ele pode determinar se os medicamentos podem causar problemas.

Aproximadamente 5% a 10% dos pacientes em condições muito graves eventualmente requerem cirurgia.

Procure o serviço médico para tratamento, no caso, o especialista indicado é o gastrologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;