Cultura & Lazer Titulo Capital
Tratado da inveja

‘O que terá acontecido a Baby Jane?’ estreia
hoje no Teatro Porto Seguro, em São Paulo

Miriam Gimenes
19/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 A última vez em que Eva Wilma e Nicette Bruno se encontraram em cima de um palco foi em 1954, na peça Lição de Botânica, de Machado de Assis. Passadas algumas décadas, as amigas “quase irmãs” voltam a contracenar em O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, que estreia hoje, às 21h, no Teatro Porto Seguro, em São Paulo. O espetáculo é a primeira versão teatral do mítico filme homônimo, de 1962, escrito pelo norte-americano Henry Farel. A direção é de Charles Möeller e Claudio Botelho.

Elas estão radiantes com a oportunidade. Eva, 82 anos, será Jane Hudson, ex-estrela mirim do teatro de vaudeville (variedades) que precisou lidar com a decadência de seu prestígio e o posterior sucesso de sua irmã, Blanche, papel de Nicette Bruno, 83, que se transformou em uma estrela do cinema hollywoodiano.

Após misterioso acidente que encerrou definitivamente a carreira de ambas, elas se encontram confinadas – e abandonadas – em uma mansão, onde dividem cotidiano recheado de mágoas e ressentimentos. “Por nos darmos bem, este é um desafio muito grande para as nossas carreiras. No palco temos um distanciamento gostoso para interpretarmos essas mulheres, que alimentam relação de amor e ódio”, diz Nicette.

Eva, que também admite a dificuldade em ‘odiar’ a companheira de palco, diz que o que a fascinou no texto foi o humor. “Tem uma leveza, mesmo com drama. Quando há humor a gente entende e fica tudo a salvo. Ele (o humor) é essencial para enfrentarmos a vida. Estamos em fase em que já mostramos de tudo e essa oportunidade é diferenciada.” Elas contaram que quando terminam uma cena muito forte, dão as mãos para apaziguar a energia.

A raiva de Jane em relação a Blanche é que ela passa boa parte da vida renegada ao papel de coadjuvante nos filmes da irmã. Disposta a voltar aos palcos, tenta retomar o personagem da infância, passando por cima de tudo para atingir o seu objetivo. “É quase um tratado sobre a inveja. E aí fica a pergunta: ‘Onde começou o ódio dessas duas?’”, questiona Claudio Botelho. A história, que não será contada de forma linear, terá três fases e mais quatro atrizes farão as personagens crianças e jovens.

Tanto Charles quanto Botelho ressaltam o fato de as duas divas do teatro, televisão e cinema estarem juntas depois de tantos anos. “Os grandes nomes muitas vezes preferem monólogos. O Brasil perdeu, por exemplo, a chance de ter Marília Pêra e Fernanda Montenegro contracenando em uma peça”, diz Botelho. Não dá para deixar passar, de fato, essa oportunidade única.

> O Que Terá Acontecido a Baby Jane? – Teatro. Porto Seguro – Al. Barão de Piracicaba, 740. Em cartaz até 30 de outubro, às sextas e aos sábados (21h) e aos domingos (19h). Ingr.: R$ 120 (plateia) e R$ 90 (balcão). À venda no site www.ingressorapido.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;