Eleições 2016 Titulo São Bernardo
Morando quer rever alíquota de impostos

Prefeiturável do PSDB afirma que pode reduzir tributos para resgatar empresas e fomentar empregos

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
18/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Candidato do PSDB em São Bernardo, o deputado estadual Orlando Morando prometeu que, se eleito, vai rever a política de impostos da cidade com objetivo de buscar resgatar empresas ao município. “Vamos mapear áreas para instalações de firmas e, se for o caso, até mesmo descontar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para que possamos retomar a atividade econômica de São Bernardo. Precisamos devolver a vocação de São Bernardo como cidade do trabalho.”

No fim de 2014, Marinho aumentou a cesta de impostos do município. A majoração mais significativa foi a do ISS (Imposto Sobre Serviços), cuja alíquota saltou de 2% para 5%. Para Morando, essa política fiscal aliada a problemas de gestão do governo petista fizeram com que intensificasse êxodo de empresas de São Bernardo nos últimos oito anos. “A saída de empresas impacta diretamente em toda a cadeia da economia, porque a grande montadora deixa de pedir peças às prestadoras de serviço, que demitem. Esses funcionários demitidos deixam, por sua vez, de usar o comércio. Precisamos interromper esse ciclo”, pontuou o tucano, citando promessa de construção de escola técnica municipal, com oferta de cursos baseada na demanda das firmas do município.

Para conter gastos da máquina pública, Morando prometeu instalar a controladoria interna informatizada, com software de acompanhamento real de despesas. “Vou poder saber se uma escola tem despendido mais com água e luz, por exemplo, e coibir o desperdício”. O tucano também avisou que extinguirá os carros oficiais do prefeito, do vice e dos secretários, “gerando economia de R$ 7 milhões ao ano, mais os salários dos motoristas”, segundo ele. “O Marinho elevou de 15 para 24 o número de secretarias (sem contar autarquias) e subiu de 700 para 1.170 o número de funcionários comissionados. Vamos retomar ao patamar que estavam, com a máquina mais enxuta e auditoria externa nos contratos.”

O deputado celebrou o fato de ser a candidatura de oposição com maior número de partidos aliados – nove no total, atrás somente do projeto governista, de Tarcisio Secoli (PT), sustentado por 12 legendas. “Só consegui isso porque, tanto as pessoas, candidatos e partidos veem em mim candidato de oposição. Sempre fui antiPT e hoje chego muito mais preparado para disputa e para governar”, afirmou. “O grande diferencial é que de algumas fotos nunca participei em São Bernardo, dentre elas levantando a mão do Luiz Marinho e do presidente Lula. Pode procurar essa foto e você não vai achar.”

Sobre o ex-prefeito William Dib, que segue filiado no PSDB, Morando mostrou mais uma vez que não vai contar com apoio do ex-chefe do Executivo na campanha. “Você sabe quem o Dib está apoiando, não é?”, resumiu. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;