Setecidades Titulo
Avape inaugura centro de tecnologia
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
24/06/2002 | 19:13
Compartilhar notícia


A Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape), que comemora nesta terça-feira 20 anos de atividades, inaugurou nesta segunda em Santo André o Centro de Tecnologia Adaptada (Ceta), um laboratório destinado a deficientes visuais, auditivos, cognitivos (com dificuldade de linguagem) e de mobilidade, criado em parceria com a IBM Brasil.

O Ceta possui seis equipamentos (IBM PC) e três softwares específicos para portadores de necessidades especiais. O Via Voice reconhece a voz do usuário e escreve em um editor de texto o que foi dito; o Speech Viewer melhora a comunicação verbal de pessoas com problemas de fala e audição; e o Home Page Reader permite que deficientes visuais naveguem na Internet.

O centro de tecnologia será usado para treinamento dos profissionais que trabalham na Avape e na capacitação educacional e profissional dos deficientes. “O uso dos softwares é muito amplo. O terapeuta irá escolher a melhor forma de utilização, de acordo com as necessidades de cada pessoa. É importante que o profissional tenha domínio da tecnologia para poder utilizá-la de várias maneiras”, disse a gerente de Relações Comunitárias da IBM, Patrícia Menezes.

A Avape foi fundada em 1982 e ajuda os portadores de deficiência a encontrar uma colocação no mercado de trabalho. “Atualmente, as empresas aceitam melhor o deficiente. A Avape dá capacitação em várias áreas, como informática, alimentação, oficinas e outros”, disse o presidente da entidade, Marcos Gonçalves.

A entidade já comprou da IBM equipamentos para serem colocados nas outras sete unidades da entidade, espalhadas por Santo André, São Bernardo, São Paulo e Taubaté. “Queremos ampliar o trabalho. O nosso objetivo é oferecer oportunidade de acesso a essa tecnologia para outras instituições. Já temos dois equipamentos em cada unidade, que nos foram vendidos a preços simbólicos”, disse Gonçalves.

A IBM capacitou 12 profissionais da entidade para trabalhar com os deficientes e já começou o treinamento de mais seis. “O programa será implementado aos poucos, e a IBM vai treinar os nossos profissionais para poderem utilizar o Ceta da melhor forma possível”, disse Gonçalves.

A Avape atende cerca de oito mil deficientes por ano, com cursos profissionalizantes e encaminhamento profissional. O Ceta fica na unidade de Reabilitação Clínica e Profissional da Avape, na avenida Higienópolis, 415, na Vila Bastos, em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;