Setecidades Titulo
S.Caetano faz campanha para incentivar doação de sangue
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
30/06/2004 | 22:19
Compartilhar notícia


Entre os meses de julho, agosto e setembro, o posto de coleta de sangue de São Caetano realiza a campanha Dê chance para o amanhã. Doe sangue hoje. Além de aumentar o número de doadores, a campanha pretende incentivar a doação na cidade e fundar uma associação de doadores entre voluntários do município para tornar a campanha permanente. De acordo com a coordenadora e captadora do hemocentro, é preciso conseguir doadores freqüentes, já que atualmente o número é muito baixo, quase a metade do mínimo necessário.

“Em dias bons, já chegaram a aparecer 15 doadores. Nossa média é oito doadores diários. O ideal seria conseguir doação de 30 para atender à demanda”, contou Paula Gabriela Januzzi Facci, captadora do posto. Segundo ela, serão distribuídos panfletos, camisetas e adesivos para divulgar a idéia.

Atualmente, o hemocentro é administrado pela Colsan (Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue). Há dois meses, no mesmo local funcionava o Núcleo de Hematologia e Hemoterapia de São Caetano, mantido pelo Estado. “Assumimos o trabalho para difundir na cidade a importância de doar sangue”, acrescentou Paula, que afirma que 80 empresas apóiam a iniciativa.

O Corpo de Bombeiros, a Escola da Polícia Militar e o Tiro de Guerra garantiram participação fixa na campanha. “Nem começamos a divulgar efetivamente a campanha e já notamos um aumento na quantidade de doadores”, afirmou a coordenadora.

Antes de doar sangue no posto de coleta de São Caetano, é preciso passar por uma triagem. A médica responsável, Silvia Magali Pazmino, entrevista o doador e explica que ele deve seguir determinados requisitos. “Existem diversas recomendações para doar sangue. As mais importantes são: ter mais de 18 e menos de 65 anos, não tomar medicamentos, não ter pressão alta, estar bem alimentado e não ter comportamento de risco com relação a doenças sexualmente transmissíveis”, explicou Silvia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;