Política Titulo
Deputados do PMDB ainda discutem apoio ao governo
Do Diário OnLine
Com Agências
28/03/2003 | 20:00
Compartilhar notícia


A bancada do PMDB na Câmara dos Deputados reúne-se na próxima semana com os cinco governadores do partido em mais uma tentativa de chegar a um consenso sobre o apoio da legenda ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Na última quarta, a proposta do PMDB nacional de apoiar o Executivo na aprovação das reformas constitucionais e na formulação de políticas públicas foi prontamente aceita pela bancada peemedebista no Senado e pelos governadores, enquanto a base do partido na Câmara mostrou-se dividida.

A divergência entre os deputados ficou por conta da participação do PMDB nos conselhos criados por Lula. A maioria dos parlamentares critica veementemente a proposta por considerar que é uma forma de comprometer-se com o governo.

Munido de uma pesquisa indicando que apenas 28% dos deputados querem integrar a administração federal, o deputado Raul Jungmann reforça o coro dos que querem a independência. Para ele, é papel do Legislativo, e não do Executivo, discutir projetos.

"O lugar de se discutir, de formular e participar de políticas públicas é dentro do Congresso. Ir para o Executivo participar de formulação de políticas públicas é efetivamente trair o que a maioria do partido hoje deseja, que é a independência. Sem cargos e contribuindo, sim, mas dentro do debate, aqui no Congresso Nacional", defende.

Com informações da Agência Câmara




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;