Economia Titulo
Kiko é cotado para assumir Agência do Grande ABC
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
12/04/2009 | 07:39
Compartilhar notícia


A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, que completou 10 anos em outubro, encerra nesta segunda-feira um ciclo de dois anos. A entidade - que tem à frente da diretoria o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior e o diretor industrial da Quattor Polietilenos, Nívio Roque e na secretaria-executiva o empresário Fausto Cestari Filho - terá Assembleia Geral Ordinária, em que serão definidos os nomes dos novos dirigentes e será indicado um novo secretário-executivo.

A dupla mais cotada para assumir a gestão pelos próximos dois anos é formada pelo prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Alfredo Jardim Teixeira, o Kiko, que se tornaria diretor-presidente da instituição, e o presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) Valter Moura, como vice-diretor. De acordo com informações do próprio conselho, não há objeções quanto à eleição do político e do dirigente.

Questionado sobre suas intenções, caso venha mesmo a assumir a vice-diretoria da entidade, Moura afirma que seu objetivo maior é contribuir para o desenvolvimento de toda a região, principalmente no que diz respeito à geração de emprego e renda. "Vamos trabalhar em parceria com todas as prefeituras, cujos novos representantes estão imbuídos de bons propósitos".

O atual presidente da Acisbec aponta ainda que vai se empenhar nas questões de capacitação de trabalhadores para recolocação no mercado de trabalho. "Também vamos conversar com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para facilitar o acesso ao crédito. A ideia é que a região, localizada em um ponto estratégico e com um parque industrial, progrida e tenha mais qualidade de vida".

A reportagem do Diário tentou conversar com Kiko, mas não o localizou.

Estrutura - A Agência, que possui o papel de realizar projetos para impulsionar a competitividade das cadeias produtivas da região, atualmente atende a cerca de 150 empresas em tempo integral.

A entidade é controlada em parte pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC (49%) e, em outra, pelas universidades, associações comerciais, pelo Polo Petroquímico e pelos sindicatos dos trabalhadores da região (51%).

Conforme explica Luiz Augusto de Almeida, coordenador das relações institucionais da Agência, cada segmento indica um representante e um suplente. "Do grupo majoritário surgem oito nomes, portanto. Por parte do Consórcio, são indicados mais três nomes, geralmente prefeitos".

Dessa maneira, o Conselho Diretor escolhe um de uma das partes e assim é composta a nova diretoria. Posteriormente, conta Almeida, é escolhido alguém da confiança do novo diretor para assumir a secretaria-executiva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;