Cultura & Lazer Titulo
60 anos de delícias à mesa
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
12/01/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


São 60 anos de história, de boas bebidas e comida farta. O Bar do Freguês, que começou como um pequeno estabelecimento no centro comercial de São Bernardo, celebra suas seis décadas de existência como um verdadeiro templo da cerveja, com 74 rótulos diferentes no cardápio.

Marco Aurélio Ferreira, dono do bar, ao lado de seu pai, Aureliano Ferreira, têm dado continuidade ao legado da família. “O nome surgiu na época com a idéia de ser um lugar do freguês mesmo. Ele é quem manda, mas até certo ponto”, brinca Aureliano.

Aberto em 15 de novembro de 1947 por Aurélio Ferreira e sua esposa, Maria Bárbara Saraiva, o Bar do Freguês se localizava na Rua Marechal Deodoro. Em 1963, Aurélio se aposentou, deixando o estabelecimento nas mãos de seus dois filhos, Aureliano e Ademar.

Na época das manifestações sindicais, o bar ganhou grande movimentação de manifestantes, e acabou perdendo o jeito de bar de bairro. Foi por isso que, nos anos 1990, ele foi transferido para o endereço atual, na Rua Sergipe.

Mas as grandes mudanças vieram a partir de 1998, quando Marco assumiu o posto deixado pelo tio Ademar. Um dos grandes toques foi transformar o hobby cervejeiro dos donos na alma do lugar. “A cerveja virou uma paixão, uma coisa séria. Comecei uma cultura cervejeira por aqui”, diz Marco, que teve a idéia da personalização. As mais de 2.000 latas espalhadas pelo local se misturam com garrafas, fotos antigas e cartões postais enviados por amigos. Hoje, há um cardápio exclusivo para a bebida.

Outro grande chamariz são os famosos petiscos. Os tradicionais bolinhos de bacalhau, de antiga receita portuguesa da família, e os bolinhos de carne são ótimas pedidas.

O clima aconchegante é outro ponto forte: o que predomina é o espírito de se sentir em casa, embalado por uma boa dose de jazz, blues e rock.

O casal Adriana Seabra e Marco Pólo Júnior se sente muito à vontade no local. “O clima é ótimo. Tem sempre uma galera, alguns casais, um pessoal mais velho. Sempre tem de tudo, até nós que trazemos os filhos”, brincou Marco Pólo, se referindo a Marco Pólo Neto, seu filho de apenas oito meses.

De acordo com o proprietário, Marco “tem clientes que vem com os avós, pais e filhos. Todas as gerações já vieram e continuam vindo”. Se depender do público, o encontro de gerações não ficará só atrás do balcão.

Bar do Freguês – r. Sergipe, 12. Tel.: 4123-8846. De 2ª a 6ª, das 11h à 0h30; sáb., das 11h às 18h30. Fecha aos domingos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;