Política Titulo
Reformas tributária e política
William Dib
17/02/2011 | 07:35
Compartilhar notícia


Na primeira semana em Brasília, pude sentir na Câmara dos Deputados grande sentimento que gera o consenso para a aprovação das reformas tributária e política. Na minha visão, dois projetos de suma importância para acelerar o desenvolvimento do País. A primeira porque deverá mexer na estrutura da arrecadação, inclusive levando em conta o fato de que, hoje, há grande incidência de impostos sobre os salários e sobre os produtos de primeira necessidade. Outro ponto importante dessa reforma é o que diz respeito ao efeito cascata dos impostos, o que gera dupla, às vezes tripla cobrança.

Apenas para se ter noção, já que estamos na época do início do ano letivo, o material escolar tem incidência média de 47% de impostos. Isso é onerar de forma absurda famílias com filhos na escola, principalmente nas primeiras etapas do ensino. O mesmo ocorre com os salários, rever essa tributação é elementar para os cidadãos, principalmente os que menos ganham.

Reforma tributária séria e ampla é mecanismo que contribuirá, de forma decisiva, para alavancar a economia do País, essa medida que visa desonerar salários e o mercado produtivo sem comprometer a arrecadação. A engrenagem é pura e simples: mais dinheiro nas mãos dos cidadãos, mais compras, investimentos, incentivo à poupança, estimulo às vendas e produção.

Reforma política é mais do que necessária, uma vez que significará o fortalecimento dos partidos políticos sérios, através de grande reformulação da legislação eleitoral. Irá privilegiar e aumentar a representatividade dos municípios e Estados de forma equilibrada e séria, o que é importante para o fortalecimento das instituições democráticas e anteparo contra projetos que não atendam, principalmente, as expectativas e anseios da população.

Segundo lideranças, com larga experiência na Câmara Federal, essa renovação de 40% (205 em 513 deputados) representa grande avanço para a Casa, à medida que traz novas cabeças, com novas ideias e ideais, novas realidades para a discussão. Creio que esse já foi grande passo, uma vez que representa o sentimento das pessoas em relação ao que acontece no ‘coração do Brasil' e estão mostrando que querem um caminho de mudanças, porque ninguém aguenta mais avalanches consecutivas de escândalos, de impostos.

E esse recado das urnas está sendo bem interpretado pelos deputados das diversas unidades da Federação.

 

William Dib é deputado federal (PSDB de São Bernardo) e médico cardiologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;