Internacional Titulo
NY seria atacada por bomba nuclear, diz revista Time
Das Agências
03/03/2002 | 21:23
Compartilhar notícia


Um mês depois dos ataques terroristas aos Estados Unidos, em 11 de setembro passado, altos funcionários do governo form informados que outros terroristas tinham em seu poder uma bomba nuclear de 10 quilotons de potência, que tentariam introduzir em Nova York, informou a revista americana Time.

Em sua última edição, que será publicada nesta segunda-feira, a Time informa que um alerta sumamente secreto circulou entre alguns funcionários americanos, e que continuou oculto para que os nova-iorquinos não entrassem em pânico.

O relatório se baseava em uma informação conseguida por um agente americano identificado como "Dragonfire", mas os funcionários da Inteligência não puderam confirmar sua confiabilidade.

No entanto, a informação coincide com a de outros repórteres, que indicam que alguns artefatos nucleares desapareceram dos arsenais russos na década de 90, especificamente com declarações de um general russo, que assegurou que suas forças perderam uma bomba de 10 quilotons.

Uma bomba dessa potência ativada debaixo de Manhattan seria capaz de matar 100 mil pessoas, contaminar mais 700 mil com radiação e explodir qualquer estrutura localizada num raio de 800 metros, segundo a revista.

O alerta era tão secreto que o então prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, disse que não tinha sido informado, e nem outros agentes do Departamento Federal de Investigação (FBI), publica a Time.

Uma intensa pesquisa se seguiu ao informe, e como os investigadores não puderam confirmar a informação do agente, ficou determinado que era falso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;