Política Titulo
Todas as cidades da região terão postos de justificativa
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
22/10/2008 | 10:00
Compartilhar notícia


Mesmo sem eleições de segundo turno, São Caetano, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra terão postos de justificativa para os eleitores que não estiverem na cidade onde votam ou em trânsito no pleito do próximo domingo. Santo André, São Bernardo e Mauá, municípios nos quais os prefeitos ainda não foram escolhidos, também contarão com locais para o eleitor justificar a ausência, entre 8h e 17h.

Os formulários são gratuitos e podem ser retirados, antecipadamente, nos cartórios eleitorais ou nas páginas da internet do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) - www.tse.jus.br - ou do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral São Paulo) - www.tre-sp.gov.br. No próximo domingo, os requerimentos de justificativa eleitoral também estarão disponíveis para preenchimento na hora.

No dia da votação, o eleitor deve comparecer a qualquer posto munido do título de eleitor e documento de identificação com foto (carteira de identidade, de motorista, de trabalho, passaporte ou certificado de reservista) e o requerimento preenchido, se for o caso. No entanto, a assinatura deve ser feita somente na presença do mésario.

Das quatro cidades que não terão segundo turno, Diadema é a que disporá de maior número de postos de justificativa. No total serão 20 escolas estaduais - dez da 329ª e dez da 222ª Zonas Eleitorais.

Já São Bernardo e Mauá oferecerão postos de justificativa eleitoral em todos os locais de votação. Santo André em seis pontos.

O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar a ausência nem quitar a multa estabelecida pela Justiça Eleitoral terá sua inscrição cancelada, além de série de penalidades, como participação em concurso público e obtenção de empréstimos bancários.
Vinte e nove cidades do País terão segundo turno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;