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Sao Bernardo vai alargar calçadas
Marcelo Picolo
Da Redaçao
26/06/1999 | 17:10
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Os radares e as lombadas podem ganhar um novo aliado para tentar controlar a velocidade dos carros em Sao Bernardo, que ficaria reduzida em vias locais a 20 km/h. A partir do próximo ano, algumas ruas deverao ser estreitadas, calçadas alargadas e outros obstáculos colocados bem em meio ao tráfego para forçar o motorista a tirar definitivamente o pé do acelerador. O projeto denominado Traffic Calming (tráfego calmo), desenvolvido pela própria Prefeitura, prevê intervençoes radicais no trânsito dos bairros e seria implementado em caráter experimental na Vila Vivaldi. A área de atuaçao ficaria dentro de um quadrilátero formado pelas avenidas Vivaldi e Lauro Gomes, rua Afonsina e o Anel Viário Metropolitano.

O projeto foi totalmente desenvolvido pelo engenheiro Humberto Pullin e pela arquiteta Patricia Lotto. Segundo eles, a intençao nao é a de prejudicar o motorista, mas a de beneficiar o pedestre que teria mais área de lazer e conforto para andar pelo seu próprio bairro. "Quem anda a pé tem todo o direito de se sentir seguro ao sair às ruas", disse Pullin.

Quanto ao limite de 20 km/h, ele afirmou que é exatamente essa a velocidade permitida nos bairros estritamente residenciais. "Nao estamos fazendo nada demais. Aumentando as calçadas e diminuindo as ruas, daremos conforto aos moradores e permitiremos que o motorista trafegue da mesma forma que ele já fazia quando tinha de passar pelas vias que têm várias lombadas", explicou.

Com a intervençao, alguns trechos das ruas da Vila Vivaldi teriam apenas 4 m de largura, e as calçadas passariam para 7 m. Atualmente, as vias têm cerca de 11 m, tamanho padrao da maioria das vias de outros bairros das cidades. O local, segundo ele, poderia ainda ganhar no futuro mais áreas verdes, bancas de jornais, postos telefônicos e alguns pequenos centros de entretenimento. As ruas, que hoje sao de mao dupla, teriam com a finalizaçao das obras sentido único. Todos esses detalhes e outros ajustes de onde exatamente intervir - e de que forma - ainda faltam ser resolvidos para que o projeto seja aprovado.

Em princípio, toda a primeira etapa de conclusao do esboço já foi analisada - e com grande apreço - pelo prefeito Maurício Soares. Alguns locais já foram fotografados e transformados virtualmente por meio de computaçao gráfica.

Tudo dependerá agora das estratégias de obras e trânsito para que o Traffic Calming saia do papel e vire realidade. Essa nova fase terá de ser desenvolvida pela Secretaria de Obras e Departamento de Engenharia e Tráfego de Sao Bernardo. A papelada deverá ser encaminhada para os dois setores já no início da semana, de acordo com informaçoes do engenheiro Pullin.

Para ser viabilizado, o projeto independe da aprovaçao da Câmara de Vereadores. A execuçao de obras é de responsabilidade apenas do Executivo, que só necessita da liberaçao de verbas para isso.

Polêmico - devido à imposiçao do limite baixo de velocidade -, o Traffic Calming já existe em vários países europeus. No Brasil, Sao Bernardo seria o município pioneiro a implementar esse tipo de sistema em boa parte de um bairro em área metropolitana. O projeto, segundo a arquiteta Patricia Lotto, nao tem o objetivo de prejudicar o motoristas. "A idéia é evitar que os carros passem pelos bairros apenas para escapar das vias expressas de maior movimento. Quem entrar nesses locais tem de saber que vai encontrar moradores andando por ali, crianças brincando na rua e pessoas querendo lazer", afirmou.

Congresso - O Traffic Calming já foi apresentado no 12º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito que foi realizado em Recife (PE) do dia 14 ao 18 deste mês. O evento contou com a participaçao de cerca de 1,3 mil pessoas que representavam 57 municípios - dez deles de cidades internacionais.

Segundo o engenheiro Pullin, os congressistas que vieram da Prefeitura de Belo Horizonte (MG) gostaram do projeto e queriam conhecê-lo de perto. "Falaram em vir a Sao Bernardo para observar as ruas da cidade. Eles pensaram que isso já existia aqui na prática", contou.




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