Economia Titulo Congresso
Recursos humanos é uma das áreas mais afetadas durante a crise

É necessário que o departamento aja para manter a motivação e a produtividade na empresa; evento que começa 2ª fala sobre o assunto

Paula Oliveira
Especial para o Diário
13/08/2016 | 07:20
Compartilhar notícia
Divulgação


Empresas de diversos segmentos se esforçam para atravessar a crise econômica que se estabeleceu no Brasil, por isso os empreendimentos foram obrigados a cortar custos a fim de, ao menos, continuarem no mercado sem perder a qualidade dos serviços prestados e o faturamento. Setor que sofre diretamente com os impactos da turbulência é o de RH (Recursos Humanos) e, consequentemente, tem que assumir posição estratégica para driblar o cenário.

Juntamente com os gestores, o RH é incumbido de encontrar soluções para o momento, promover treinamento de pessoal, ajustar a equipe com cortes que se fazem necessários e conter paralisações neste momento.

Para debater o assunto e discutir novas práticas, a partir de segunda-feira acontece a 42ª edição do Conarh (Congresso Nacional de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas), maior evento sobre gestão de pessoas da América Latina e o segundo maior do mundo. O tema deste ano é Gestão que Inspira Pessoas que Conquistam, e nele serão abordadas ações que podem influenciar no desenvolvimento das empresas. “Neste ano teremos 120 expositores, cerca de 25 mil pessoas que devem visitar o local e mais de 80 palestras nacionais e internacionais”, elenca o diretor do Conarh, Ricardo Mota.

Uma das maiores cobranças feitas para o RH é que o departamento mantenha a produtividade e a qualidade, por isso é necessário motivação. Mota explica o que fazer para melhorar a atuação desses profissionais. “Uma das formas é ter diálogo, e ter comunicação única e coesa dentro e fora da empresa, a fim de passar a mesma mensagem em ambos os ambientes”, orienta. “É bom incentivar os gestores a conversar e dar feedbacks aos funcionários, informar e explicar sempre. Isso gera um clima positivo e produtivo.”

Segundo Elaine Saad, presidente da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), serão apresentadas práticas inovadoras para o local de trabalho. “Vamos mostrar soluções, inspirações e motivos para transformar os ambientes organizacionais para o novo, recriar e resgatar a credibilidade por meio de ações e grande foco nas pessoas que, de fato, são os responsáveis pelo futuro do País e das empresas.”

O congresso irá contar com palestras, debates e a participação de Samy Dana, economista e comentarista dos programas Conta Corrente da GloboNews e Hora 1 da Rede Globo.

Daniel Soeltl, diretor de marketing da empresa Micro Power Global, empresa que oferece soluções de gestão de aprendizagem e desempenho e desenvolvimento de talentos, de São Caetano, tem boas expectativas com sua participação no evento. “Este é um momento único para o RH. Durante o congresso, espero que apareçam pessoas interessadas em nossos serviços, e que possamos fazer contatos e fechar negócios”, diz, sem divulgar números.

Para melhorar a comunicação entre os visitantes, foi criado, no ano passado, e otimizado para este ano, o aplicativo Conarh 2016, disponível para IOS e Android. “O objetivo é que haja conexão e interação. A partir dele é possível ver todas as palestras, fazer suas escolhas e gerar networks. Quanto mais conexão, mais pontuação você recebe pelo aplicativo. No final, quem for melhor irá ganhará um prêmio”, comenta Mota.

Para participar, é preciso fazer inscrição no site www.conarh.com.br. Para mais informações, basta ligar para 3138-3420.
O evento acontece de segunda a quinta-feira, das 9h às 20h, no espaço Transamerica Expo Center, em São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;