Memória Titulo
Ao som de Blue sued shoes no Mississipi
Ademir Medici
11/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Com sua voz poderosa, modulando a maneira dos negros segregados do sul dos Estados Unidos de cantar ‘spirituals’ e música gospel, e com uma presença vulcânica no palco, Elvis foi a base para Beatles, Rolling Stones e para o heavy metal.”

Cf. Alessandro Soares, Diário, 4-8-2002.

Elvis Presley nasceu em Tupelo, no Mississipi, em 8-1-1935. Ali viveu até a adolescência. Sua casa é preservada. Um museu municipal conta a história do rei do rock.

Walteir Terciani, de São Bernardo, fundador do primeiro fã clube brasileiro do Elvis Presley, percorre o mundo atrás de informações e das pegadas do seu ídolo. Esteve na Europa, por exemplo, nos locais em que o jovem Elvis lutou pelo Exército americano.

Durante o ano inteiro economiza para a aventura programada. E lá vai Terciani.

Na narrativa de hoje da Semana Elvis Presley, Terciani – que está em Memphis – fala como conseguiu o título de cidadão honorário de Tutelo, no Mississippi.

Cidadão na terra do Elvis

Texto: Walteir Terciani

Em agosto de 1994 estávamos num grupo de fãs clubes Elvis brasileiros na cidade de Tupelo. Participávamos do evento de abertura, para as comemorações oficiais que seriam prestas a Elvis, tanto em Tupelo como em Memphis, por ocasião da Elvis Week.

O Sr. Jack L. Marshall, prefeito da cidade, recepcionava a todos indistintamente, dando boas vindas. Reconheceu o grupo brasileiro, o que não é de se estranhar, já que anualmente participamos dos eventos e, provavelmente, a nossa camisa verde-amarela, igual a da seleção, e com foto do Elvis, deve ter auxiliado neste reconhecimento.

Mr. Marshall trajava um terno azul claro e usava um par de sapatos de camurça azul, reverenciando Elvis através da música “Blue sued shoes”. Apesar de tratar-se de um ato oficial, ele quebrava o protocolo, envolvendo-se de forma descontraída com todos os presentes. Em parte do seu pronunciamento ele disse que Elvis havia colocado Tupelo no mapa do mundo, e que hoje nós, fãs das mais longínquas localidades, nos encarregávamos de mantê-lo, onde ele foi colocado.

No transcorrer do evento, nos encontramos novamente, e o prefeito nos disse: “Eu realmente lembro de vocês. Vocês são fieis, e estão aqui todos os anos.”

Falamos sobre o trabalho que desenvolvimentos no Brasil, para Elvis, através do fã clube. Ele ouviu com atenção, e olhando fixamente respondeu: “Vocês merecem o título de cidadão honorário de Tutelo, por todo esse empenho. Passem mais tarde na Prefeitura. Eu estarei lá e terei imenso prazer em recebê-los.”

Assim o fizemos, e, enquanto aguardávamos na sala de espera, olhamos alguns folders sobre a cidade. Num deles, deparamo-nos com uma foto do nosso grupo, do ano anterior, ilustrando o folder. Ao tomar conhecimento, Mr. Marshall retrucou: “Não disse que vocês merecem o título?” E nos agraciou, conferindo-nos um belíssimo diploma de Cidadão Honorário de Tupelo (Honorary Citizen of Tupelo).

Diário há 30 anos

Domingo, 10 de agosto de 1986 – ano 29, edição 6208

Ribeirão Pires – Um convênio é assinado entre a Prefeitura e o governo do Estado para a instalação do posto de bombeiros da cidade.

COMPORTAMENTO – Orelhões telefônicos, alvo preferido dos vândalos.

RELIGIOSIDADE – Dom Cláudio Hummes inaugura a igreja de Santo Alfonso, no Alto do Baeta Neves, em São Bernardo.

CLUBES – Palestra de São Bernardo lança livro comemorativo ao seu Jubileu de Ouro: 1935-1985.

MEMÓRIA – São Bernardo, “A magnólia”; Mauá, “Quatro bias e um cigarro”; Ribeirão Pires, “Pela estrada da Colônia (parte I)”.

Em 11 de agosto de...

1876 – Inaugurada a linha Paulista de trens de Campinas a Rio Claro.

1916 – Noticia o Estadão sobre a Festa de São Caetano, realizada no domingo, dia 6. Houve alvorada pela banda música União Operária, de Santo André; missa cantada; leilão de prendas; procissão.

n Um trem especial deixou a Estação de Santo André conduzindo mais de 1.000 fieis à festa, inclusive os músicos que abrilhantaram os festejos.

n A guerra. Do noticiário do Estadão: a tomada de Goricia pelos italianos. “A notícia causou, na Capital, principalmente no seio da numerosa colônia italiana, indescritível entusiasmo”, escreveu o Estadão.

n Goricia (ou Gorizia) situa-se na região do Friuli-Venezia Giulia, província de Gorizia, Itália.

1941 – A professora Marly Maria Cammarosano nasce em Ribeirão Bonito (SP). Foi vereadora como o pai, Millo Cammarosano, e hoje leciona na Fundação Santo André. Historiadora importante de Santo André, com várias obras escritas e publicadas.

1951 – Beniamino Gigli, cantor lírico italiano de sucesso, canta na Matriz da Sagrada Família, em São Caetano.

1971 – Promulgada a lei 5692, que regulamenta o ensino de primeiro e segundo graus, amplia a obrigatoriedade escolar de quatro para oito anos, aglutina o antigo primário com o ginásio.

1986 – Volkswagen anuncia o fim da produção do Fusca.

Hoje

Dia da Televisão

Dia do Advogado

Dia do Estudante

Dia do Garçom

Dia Internacional da Logosofia

Dia da Consciência Nacional

Agosto, dia 11. Dia do advogado, lembrança da justiça, pobre coitada, perdida no labirinto da injustiça numa terra em que Senado e Câmara Federal são réplicas de Sodoma e Gomorra, em que políticos se lixam para a opinião pública e desviam recursos públicos para encherem os bolsos. Mas ainda é tempo de lutar, resgatar a justiça e defender o direito das gentes abandonadas pelas autoridades que deixam rastros de podridão.

De uma crônica do jornalista e escritor Guido Fidelis.

Santos do Dia

Santa Clara (Assis, Itália, 1193 – 1253). Fundadora da Ordem das Clarissas. Conterrânea de São Francisco de Assis, discípula e fiel intérprete. Padroeira da televisão brasileira.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Alexandre

Lélia

Suzana

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 11 de agosto: Itapaci (GO), Nova Bandeirantes (MT), Nova Prata (RS) e Pedro II (PI).

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: Tatuí, Pereiras e Pereira Barreto.

Tatuí, fundado em 11-8-1826. Torna-se município em 1844, quando se separa de Itapetininga.

Pereiras. Elevado a Município em 1889, quando se separa de Tatuí.

Pereira Barreto, fundado em 11-8-1928. Elevado a município em 1939, quando se separa de Monte Aprazível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;