Cultura & Lazer Titulo
Mostra de Cinema Frânces começa sábado em Sto. André
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
14/03/2003 | 22:07
Compartilhar notícia


França e Estados Unidos andam se estranhando de tal forma por causa do irresolvido caso Iraque que as piadas (inevitáveis) dão conta da mudança de nome para freedom fries (batatas da liberdade) das atuais french fries (batatas francesas), como são conhecidas as batatas fritas entre os norte-americanos. Esse duelo de titãs políticos é um pretexto a mais para um ato de resistência do espectador, que pode trocar o cinemão com pipoca de toda semana pela Mostra de Cinema Francês, no Cine-Teatro Carlos Gomes, em Santo André. A Vida Sonhada dos Anjos (1998) passa sábado, às 16h e às 19h, e domingo, às 15h e às 18h, em sessões gratuitas.

Filme de Erick Zonca, causou uma certa sensação quando lançado na Europa. Em Cannes, as atrizes Elodie Boucher e Natacha Régnier dividiram o prêmio de interpretação. São elas, nos papéis centrais, as donas do melhor que a obra tem a oferecer.

Isa (Elodie) faz o tipo otimista, meio riponga, cuja vida é tocada a um ritmo semianarquista. Suas posses cabem numa mochila e ela vive a peregrinar pela França. Sobrevive de insignificantes contravenções, como a de vender cartões natalinos e alegar (falsamente) que a renda seria destinada a crianças carentes.

Interrompe as idas e vindas ao encontrar Marie (Natacha), mulher cicatrizada pela amargura da vida, envolvida numa relação depressiva com o proprietário de uma boate. Tem um emprego que rende um salário ridículo e ocupa uma casa graças a favores que lhe devem. Zonca quer filmar certo por linhas tortas e assim dizer que exclusão social não é exclusividade do terceiro mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;