Setecidades Titulo
Festa do Pilar espera 60 mil pessoas
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
30/04/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Ribeirão Pires espera receber cerca de 60 mil convidados para a 72ª Festa do Pilar, que acontece entre amanhã e domingo. A grande novidade do evento deste ano é o restauro feito na igreja de Nossa Senhora do Pilar, construída em 1714 e que passou por uma recuperação estrutural depois de 20 anos sem conservação.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Menato, foram investidos R$ 70 mil no restauro, que durou cerca de dois meses.

"Como a igreja foi feita de barro, fizemos um trabalho de recomposição em massa e pintura com cal", disse Menato.

As reformas se restringiram à estrutura da construção. As imagens dos santos não foram incluídas na recuperação do imóvel.

FESTA
De acordo com o secretário, todas as atrações da Festa do Pilar serão realizadas no entorno da igreja.

A administração fechou parceria com a Aciarp (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires) que ficou responsável por desenvolver novos tipos de barracas e pela iluminação, para dar um toque requintado e turístico ao evento religioso.

Não haverá mudanças no trânsito da cidade. "A sinalização será reforçada na entrada da festa. Com relação ao sistema de segurança, além da Polícia Militar e da Guarda Municipal, vamos também contratar seguranças particulares", falou o secretário.

Menato disse que a Prefeitura já solicitou ao Dade (Departamento de Assistência e Desenvolvimento das Estâncias), órgão do Estado, verba de R$ 150 mil para o orçamento do próximo ano, para a realização de melhorias de calçamento e iluminação estilo colonial no entorno da igreja do Pilar.

CRENÇA
O padre José Silva, da Paróquia Santa Luzia e responsável pela Capela do Pilar, realizará as missas durante a programação, mas contará também com a participação de outro padre para a realização das celebrações da festa.

O sacerdote lembra que o Dia de Nossa Senhora do Pilar existe e é lembrado na cidade desde 1714. "As pessoas vão até a igreja, fazem suas peregrinações para agradecer as graças alcançadas, pagar promessas e fazer seus pedidos", diz Silva.

Segundo o padre, a maioria dos pedidos geralmente tem como intuito a solução de problemas de saúde, a restituição da harmonia em família ou a obtenção de emprego.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;