Setecidades Titulo
Semasa corta plantões de agentes
Kléber Werneck
Do Diário do Grande ABC
15/11/2001 | 19:55
Compartilhar notícia


  O Semasa (Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André) suspendeu desde outubro os atendimentos prestados pelos agentes ambientais nas madrugadas, domingos e feriados, por considerar a prática inviável financeira e funcionalmente. Apenas os serviços telefônicos do 195 continuam a receber as reclamações, que agora têm um prazo de 48 horas para ser verificadas. Funcionários da autarquia afirmam que o novo método tem comprometido a qualidade do atendimento.

“O que adianta eu ir às 22h em um bar para fazer a medição do som, quando o maior movimento acontece entre 0h e 2h?”, disse o agente ambiental Antônio Mercês, que também é diretor do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais e tem feito uma série de denúncias contra o Semasa.

Antes da mudança, os funcionários da autarquia trabalhavam em uma série de três turnos: das 7h às 18h, das 18h à 0h e de 0h às 6h. A nova determinação suspendeu o último período e o atendimento dos outros dois nos domingos e feriados.

Mercês afirmou que a madrugada, principalmente aos sábados, é o período no qual é registrado o maior número de reclamações por excesso de barulho em estabelecimentos comerciais. Ele apresentou à reportagem do Diário um relatório com as reclamações feitas por meio do serviço 195 no último fim de semana. O levantamento contém as ligações recebidas a partir da 0h de sexta-feira, dia 9, até as 3h do domingo 11.

O levantamento indica que foram feitas um total de 74 reclamações no fim de semana, sendo 23 na sexta-feira, 38 no sábado e 13 até as 3h de domingo. Dessas, 41 – mais da metade – aconteceram nos períodos em que não há agentes ambientais em serviço. “Em alguns casos, podemos ir ao local e interromper o som imediatamente.”

Mercês afirmou que os atendimentos não se limitam aos casos de barulho, e que outras solicitações exigem a presença imediata dos agentes ambientais. “Se tivermos um vazamento de líquido tóxico, por exemplo, vamos esperar 48 horas para avaliar o problema e tomar medidas?”

O diretor do Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, Fernando Portela, afirmou que a decisão foi tomada porque um estudo feito pela gerência do Semasa considerou o serviço “inviável”. Ele citou como exemplo o mês de agosto, quando teriam sido registradas dez chamadas durante a madrugada. “Se atendêssemos uma chamada por dia, apenas um terço do mês seria de trabalho útil, e nós não podemos pagar horas extras para uma demanda tão pequena.”

Mercês contestou os números, e disse que são relativos a um mês de inverno, quando tradicionalmente ocorrem menos chamados.

Portela também garantiu que a carência de 48 horas no atendimento, após a reclamação telefônica, não compromete a qualidade do serviço. E lembrou que o Semasa segue o padrão de qualidade ISO-9002. “Por esse padrão, não é necessário atender imediatamente a um chamado.”

Nos fins de semana e feriados, segundo o diretor, o atendimento é feito normalmente durante o dia. Ele disse que o Semasa adotou um sistema de banco de horas em que os funcionários receberão folgas como compensação pelos dias trabalhados. Essa alegação também foi rebatida pelo agente ambiental, que apresentou um comunicado da empresa com a informação de que não haveria plantão no feriado de Finados – realmente, não houve.

Alguns moradores também se manifestaram contra o novo esquema de trabalho do Semasa. O técnico em telecomunicações Gentil Faccine Filho, 41 anos, que reside ao lado da igreja Assembléia de Deus no bairro Valparaíso, que já recebeu nove multas por causa no barulho, teme que os infratores se aproveitem da falta de fiscalização. “Ficamos sempre preocupados com os fins de semana prolongados”, afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;