Política Titulo
TSE vai debater voto eletrônico com partidos
Juliana Finardi
Do Diário do Grande ABC
23/06/2001 | 18:08
Compartilhar notícia


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deverá criar terminais secundários ligados às urnas eletrônicas para possibilitar a votação de dois eleitores ao mesmo tempo.

A hipótese ainda vai ser discutida com partidos políticos, mas poderá ser a solução para um problema levantado pelo Tribunal: de acordo com um levantamento do tempo de votação, considerando as experiências com o voto eletrônico, o eleitor vai gastar 1 minuto e 15 segundos para escolher os seis candidatos (presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e dois senadores) na eleição de 2002. Segundo o presidente do TSE, ministro Nelson Jobim, o tempo seria insuficiente, por exemplo, numa seção com 500 eleitores.

O TSE ainda deverá promover debates com os partidos políticos para encontrar uma solução. Presidentes de legendas do Grande ABC entrevistados pelo Diário desconhecem o problema mas concordam que o direito do voto deva ser garantido a todos os eleitores.

Na opinião do presidente da Câmara de Santo André, Carlinhos Augusto (PT), o importante é que se dê um tempo para que as pessoas possam votar com tranqüilidade. “Trata-se de uma eleição importante, na qual se decidirá de presidente a deputado. Estamos falando, ainda, de uma população que não tem intimidade com o sistema eletrônico e, se vai existir esse problema de tempo, o ideal mesmo é aumentar o número de urnas”, disse.

O vereador José Dilson (PDT) concorda com o aumento do número de urnas para dar melhores condições de voto.

A presidente do PV de São Bernardo, Vera Rotondo, afirmou que deverá levar a discussão à Executiva do partido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;