Setecidades Titulo
Personagem da prainha é acompanhado por garça
Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
06/12/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


O bairro Riacho Grande, em São Bernardo, está em semana de comemoração. No dia 12, a região com mais de 50 mil moradores completa 62 anos. E parte dessa história foi acompanhada pelo comerciante Valdir Martins Moreira, 52 anos, e a garça Maria. Na prainha, o caso de amor da dupla chama a atenção da freguesia. A cena parece parafrasear uma melodia de Tom Jobim: carinhosamente ele dá peixinhos na boca de Maria quando não está atendendo os clientes.

Tudo bem, pela foto que ilustra esta reportagem é melhor corrigir: Maria recebe os peixes crus com o bico. Moreira é mais conhecido como Mineiro. O caso de amor começou há 25 anos, quando o comerciante resolveu sair de São João do Paraíso, Norte de Minas Gerais. Com dois filhos menores e outro ainda na barriga, Mineiro chegou a São Bernardo com quase nenhum tostão no bolso.

"Naquela época meus amigos tinham medo de São Paulo. Eu não. Não tenho medo de coisa certa, só de coisa errada", brinca ele, com sotaque e trejeitos interioranos.

Engana-se quem pensa que Moreira foge de trabalho. Ao menos o Mineiro do Riacho garante que conquistou a vida que tem hoje "à base de muito suor". "Cheguei aqui na prainha com três cervejinhas, daquelas barrigudinhas, e duas latinhas de refrigerante. E hoje já movi com meu trailer várias vezes pela areia", diz, com gracejo. Para confirmar a história, mesmo que ninguém tenha duvidado, Mineiro aponta para o horizonte e garante: "por onde montei comércio deixei minha marca. Pode olhar, todas essas plantinhas que estão crescendo aí na areia foram plantadas por mim".

CONFIANÇA - É logo pela manhã, quando Mineiro "ajeita" as coisas do trailer, que Maria pousa sobre o teto parecendo reivindicar o café da manhã. Ele para tudo o que está fazendo, saca cinco peixinhos congelados e chama a companheira. "Ela só come se for na minha mão", garante.

O começo do relacionamento é tão simples quanto a personalidade de Mineiro. Assim que conseguiu adquirir o primeiro trailer, o comerciante comprou alguns pescados para fazer tira-gosto. Com a freguesia aumentando, a quantidade de peixe no congelador teve que subir. Um dia qualquer a garça pousou no trailer. Por curiosidade, Moreira jogou um peixe sobre o teto e esperou a ave comê-lo. O costume pegou e hoje a dupla faz a graça dos mais desconfiados.

A reportagem do Diário tentou alimentar o pássaro, mas infelizmente não foi possível. "Maria! Oh, Maria. Venha cá que é o Mineiro...", e a garça se delicia com mais um peixinho do Mineiro.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;