Cultura & Lazer Titulo
Nário Barbosa é premiado em salão internacional
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
29/09/2005 | 08:59
Compartilhar notícia


No ano passado, o artista plástico Nário Barbosa, repórter fotográfico do Diário, participou do Salão Mercosul Internacional Diogenes Taborda, da Fundação Volpe Stessens, de Buenos Aires (Argentina), e ficou em segundo lugar na categoria arte digital. Este ano, ele ganhou o 1º Prêmio na mesma modalidade. Dividido nas categorias ilustração, caricatura, pintura, pintura naïf, desenho, arte digital, fotografia e humor gráfico (as duas últimas com seções separadas para trabalhos em cores e em preto-e-branco), o salão internacional premiou ainda outros brasileiros.

Em arte digital, além de Nário, Glória Aragão e Celito Medeiro ganharam, respectivamente, o 2º Prêmio e a 1ª Menção – o terceiro lugar ficou com a argentina Daniela Luna. O time brasileiro marcou presença ainda nas categorias humor gráfico em cores (Marcelo Leite Milk, 1º lugar) e foto em cores (Cláudia Montenegro, 3ª colocada).

Nário Barbosa foi premiado com uma foto de uma menina esmolando em um semáforo em São Paulo. A imagem (20cm x 25cm e em cores) recebeu interferências no papel fotográfico feitas com ponta-seca. Como seu trabalho não se enquadra nas categorias de foto, Nário o inscreveu como arte digital, mas especificou que a interferência foi feita artesanalmente. Na obra original enviada se nota que ela não sofreu interferência digital. Mesmo assim, a obra foi premiada. A reportagem tentou falar com a organização do evento para entender o ocorrido, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. No ano passado, ele mandou uma foto que sofreu interferências manuais no negativo fotográfico e foi premiado na mesma modalidade.

A abertura da mostra do salão ocorreu no último dia 21, na Fundação Cultural Volpe Stessens. As obras premiadas entram para o acervo da fundação – o salão não tem prêmios em dinheiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;