Setecidades Titulo
Sto.André adia entrega de leitos
Andrea Catao Maziero
Do Diário do Grande ABC
08/12/2000 | 18:43
Compartilhar notícia


Os 30 novos leitos do Centro Hospitalar de Santo André, cuja entrega estava prevista para o início deste mês, deverao estar disponíveis somente no fim de janeiro de 2001. A ampliaçao do número de vagas havia sido programada em fevereiro deste ano pela Secretaria de Saúde, depois de ser definido que o setor administrativo passaria para outro local, a fim de liberar o terceiro andar do prédio.

A diretora do Centro Hospitalar, Noêmia Conceiçao Gil, disse que a demora na desocupaçao do andar se deveu a problemas ocorridos durante a negociaçao do imóvel. "O administrativo teria de ser instalado próximo ao hospital. A primeira casa que havia sido escolhida era a ideal, pois nao precisaríamos fazer nenhum tipo de reforma. Mas perdemos o negócio por termos esperado a liberaçao de um convênio com a Faculdade de Medicina do ABC, que acabou nao sendo aprovado."  

Só no fim do mês passado foi encontrado o imóvel que teria condiçoes de abrigar todo o setor administrativo do hospital. No entanto, este vai necessitar de pequenas reformas. "Estamos programando a mudança para meados de janeiro", afirmou Noêmia. Com a liberaçao do terceiro andar, quase que imediatamente os leitos poderao ser instalados, pois nao haverá necessidade de adequar as salas disponíveis para compor a nova ala de enfermaria. 

Segundo a diretora do Centro Hospitalar, atualmente estao disponíveis 250 leitos no hospital e mais 30 sao utilizados por pacientes em observaçao. No entanto, estes deveriam ser utilizados por pacientes internados por no máximo 12 horas. "Como trabalhamos sempre no limite, as macas para observaçao acabaram tomando o perfil de leito e os pacientes chegam a ficar até três dias nas macas. E os que estao em observaçao ficam nos corredores, mantidos em cadeiras ou em macas improvisadas."  

Noêmia afirmou que a ampliaçao permitirá que as 30 vagas na observaçao sejam realmente utilizadas para este fim. "Mesmo porque, é complicado manter pessoas por mais tempo, como ocorre hoje, no andar térreo. O local é muito apertado e causa grande desconforto aos pacientes", completou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;