Setecidades Titulo
Rio Grande da Serra faz 47 anos
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
03/05/2011 | 07:12
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A caçula das cidades do Grande ABC faz 47 anos hoje. Rio Grande da Serra, de 40 mil habitantes, programa a entrega de obras que devem melhorar a infraestrutura e as condições de vida da população.

A programação de aniversário começou domingo, com desfile cívico de alunos de escolas municipais e estaduais. No mesmo dia, a Prefeitura entregou dois veículos para a Educação e um carro equipado para uso da Defesa Civil.

O secretário de Obras e Planejamento, Gabriel Maranhão, explicou que o reforço à Defesa Civil veio de parceria com a Prefeitura de São Caetano. "O prefeito José Auricchio (PTB) entendeu que poderia nos doar, uma vez que o veículo estava ocioso."

PAVIMENTAÇÃO
Ainda em comemoração ao aniversário da cidade, a administração quer entregar a pavimentação de todas as ruas por onde passa o transporte coletivo do Parque América. O secretário assinalou que as obras de infraestrutura deverão impactar na eficiência de serviços essenciais que precisam de agilidade.

"Deverá causar impacto positivo na Saúde, por exemplo, uma vez que as ambulância poderão ir e vir com mais facilidade", destacou Maranhão, que também citou a Segurança pública como uma das áreas que terão facilidades de trabalho com a pavimentação das vias.

Atualmente, cerca de 30% das ruas da cidade ainda carecem de pavimentação. O gestor da Pasta responsável disse que a administração pretende resolver esse problema até o fim de 2012, mas não quer se comprometer. "Se faltar uma rua ou outra, serão poucas", disse Maranhão. "Se todos os prefeitos que passaram pela administração tivessem feito o que o prefeito Kiko (Adler Teixeira - PSDB) está fazendo, já teríamos 100% das ruas pavimentadas."

O Parque América, pelo menos, terá outra cara. "A princípio, o compromisso era pavimentar as ruas pelas quais passavam os ônibus, mas o prefeito está conseguindo fazer até mais, porque usa o dinheiro público com responsabilidade."

Entenda-se como exemplo desta economia, o reaproveitamento de paralelepípedos que estavam na área central da cidade e que estão sendo usados na pavimentação dos bairros mais afastados. "Como trata-se de um material bruto, é difícil que se deteriore. Pode ser reaproveitado tranquilamente", comentou.

"Além de economia, o paralelepípedo traz mais segurança. Havia muitos deslizamentos de terra nesses bairros desprovidos de pavimentação, porque a água não tinha direcionamento. Agora, com a pavimentação e drenagem - feita anteriormente - não tivemos nenhuma ocorrência de deslizamento neste ano."

Bairros como Vila Conde, Vila Lopes, Santo Antonio, Novo Horizonte e Santa Tereza já foram asfaltados. Desde o começo do ano, 38 obras estão sendo executadas concomitantemente. A ideia é entregar esse pacote até o fim de junho.

Todo esse investimento que está sendo feito na estrutura do Parque América está se refletindo em ganho no valor imobiliário da região, segundo o secretário. "O mesmo terreno que custava cerca R$ 16 mil, hoje vale R$ 40 mil no Parque América", apontou o secretário.

 

Capela do século 17 ainda é referência

"Toda a parte urbanística da cidade ganhou uma identidade. Os moradores agora têm orgulho de dizer que moram em Rio Grande da Serra. A população está com a autoestima elevada."

O secretário de Obras e Planejamento de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão,comentou que tem sentido maior procura por imóveis para compra e venda na cidade. Animado, disse que muitos são os moradores que tiram fotos junto das obras novas ou revitalizadas pela administração. "Um exemplo é o trevo que fizemos na SP 122 e a Capela de São Sebastião, construída em 1611, que foi revitalizada."

Maranhão disse que a igreja é motivo de interesse principalmente para mulheres, que gostam de ser fotografadas junto à capela, patrimônio histórico da cidade.

HISTÓRICO
A igreja, também conhecida como Capela de Santa Cruz, foi erguida no século 17 por tropeiros que traziam sal de Santos para o planalto. Trata-se de obra simples, de características jesuíticas, em pedra assentada com barro e tijolos. Acredita-se que, com a vinda do jesuíta José Custódio de Sá e Faria, em 1745, a capela teve anexa a torre, que retrata um símbolo português: quatro cantos das torres formando duas pétalas de lírio - flor símbolo de Portugal. A cúpula é arrematada no centro por um bulbo que sustenta o cruzeiro com o Globo Mundial (conquistas marítimas), um galo (arauto da fé) e a cruz de Cristo.

Em 1990, a capela foi finalmente tombada e incorporada ao patrimônio histórico de Rio Grande da Serra, assim como a ruínas da Capela Santa.

Atualmente, a capela mantém uma pessoa à disposição para passar informações sobre a história do local. Todos os anos acontece a festa de São Sebastião, em homenagem ao padroeiro da cidade, em frente à capela, com barracas de comida, artesanato local e shows na praça, com as bandas da região.

 

Salva de tiros abre festividades hoje

Vinte e um tiros serão ouvidos em Rio Grande da Serra logo pela manhã, às 6h. Eles abrirão as comemorações dos 47 anos da cidade. A salva de tiros será na Rua do Progresso, 700, em frente ao prédio das secretarias municipais.

Durante todo o mês, diversas atividades serão realizadas para comemorar a data, como o Festival do Cambuci, que chega ao município nos dias 13, 14 e 15 (sexta, sábado e domingo).

Segundo o presidente da Câmara Municipal, o vereador Waldenar Asnar Perillo (PSDB), que estará presente na salva de tiros, o evento já é tradição nas comemorações do aniversário. "Não são tiros de verdade. São fogos de artifício disparados por funcionários da Prefeitura treinados para o acontecimento, que vem ocorrendo nos últimos anos", explicou o presidente do Legislativo.

Mais tarde, às 19h, ocorrerá uma missa de ação de graças na Igreja Matriz, a Paróquia de São Sebastião.

No dia 21, será realizada a Marcha para Jesus, com concentração em frente ao Teixeirão, no Centro, O encerramento está previsto para a Praça da Bíblia, com show da banda Além do Véu. No mesmo dia, acontecerá o concurso para Miss Rio Grande da Serra, na quadra municipal.

Um passeio turístico e ecológico está programado para o dia 29, a partir das 9h, com a equipe do Jeep Clube de Ribeirão Pires.

No mesmo dia, às 10h, a bola vai rolar no Teixeirão. Uma partida de futebol entre as seleções de Rio Grande da Serra e São Caetano promete animar torcedores.

No dia 28 está marcado o casamento comunitário, às 9h, na quadra municipal.

As obras anunciadas pela administração serão inauguradas nos dias 22 (ruas Lins, Marília, Macedônia e Birigui, no Parque América), 27 (viela que liga ruas Cambaúva, Prefeito Arthur e Bandeirantes), e 28 (vielas 4, 5 e 6, na Vila Conde Ciciliano). (Deborah Moreira)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;