Economia Titulo
Mantega pede fim da alta de juros para atrair investimentos
Do Diário OnLine
Com Agências
13/06/2005 | 17:49
Compartilhar notícia


O presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), Guido Mantega, defendeu nesta segunda-feira, dias antes da próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, o fim da escalada da taxa básica de juros (Selic), que já dura nove meses.

Mantega participou nesta segunda da divulgação do balanço de empréstimos do banco e negou-se a fazer previsões sobre o resultado da reunião. No entanto, ele insistiu que, pela ótica do controle da inflação, pode-se imaginar que a taxa de juros tende a parar de subir, voltando, como Mantega espera, a estimular os investimentos. "Se confirmar isto (no Copom), vai dar uma sinalização positiva para os investimentos. O investidor vai perceber que a luta contra a inflação está ganha, e que, portanto, poderá prever uma política monetária mais branda, de modo a estimular os investimentos".

Mantega acredita que, assim, o segundo semestre vai ser muito favorável para a economia brasileira. "Enquanto os primeiros seis meses do ano estão apresentando um crescimento mais moderado, o segundo deverá mostrar crescimento mais acelerado", avaliou. Isso permitirá conseguir uma performance favorável do Produto Interno Bruto para 2005, entre 3% a 4%, mesmo depois da revisão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que projetou PIB de 2,9% este ano.

Mantega espera o PIB semestral, do 2º semestre, deve ser muito bom. O PIB do primeiro trimestre foi muito baixo, da ordem de 0,3%, mas Guido Mantega acredita que nos dois últimos trimestres do ano ele será bem maior, levando para um resultado favorável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;