Cultura & Lazer Titulo
Londrina estréia novo formato do festival de teatro
Melina Dias
Da Redaçao
30/04/2000 | 18:30
Compartilhar notícia


Desta segunda ao dia 18 de junho, Londrina (PR) se torna pela 33ª vez um centro internacional de teatro. Entretanto, esta ediçao do festival internacional será histórica. O nome oficial do evento é Filo 2000 - Ano 0, De Todas As Artes indicando que neste ano será inaugurado um novo formato.

A programaçao apresenta simultaneamente 24 projetos socioculturais, chamados Projetos de Maio, e uma intensa programaçao artística, com cerca de 60 espetáculos e 130 apresentaçoes de grupos do Brasil e do mundo.

Segundo a organizaçao do Filo 2000, os Projetos de Maio terao início nesta segunda com as oficinas de Circo, Moda, Linguagem Audiovisual e espetáculos de rua para envolver a comunidade.

A idéia dos organizadores é formar agentes culturais durante os projetos, com experiências que vao de oficinas de palhaço para internos da Penitenciária Estadual do Paraná a exposiçoes de artes visuais.

Haverá ainda fóruns sobre política cultural e workshops de cinema e teatro. Entre as atividades, o diretor Pino di Buduo e o grupo Potlach, ambos da Itália, fazem uma grande intervençao no campus da Universidade estadual de Londrina com o espetáculo Cidades Invisíveis. O palhaço Tortell Poltrona, que atua em campos de refugiados pelo mundo, realiza oficinas de clown na periferia da cidade. Já a diretora italiana Nicoletta Robello ministra oficina com atores da terceira idade, com o objetivo de montar Antígona, de Sófocles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;