Setecidades Titulo
Procissão reúne 3,5 mil fiéis em braço na Billings
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
03/02/2002 | 20:02
Compartilhar notícia


A procissão náutica em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes reuniu na tarde de domingo cerca de 20 embarcações, que percorreram durante uma hora o trajeto do Balneário São Francisco, em São Paulo, até o braço da represa Billings, no bairro Eldorado, em Diadema. A imagem da santa foi recepcionada com aplausos e cânticos de uma multidão de devotos estimada em 3,5 mil pessoas. O cortejo seguiu até o Parque Ecológico de Diadema, onde a festa continuou com missa e shows musicais, quando começou a chover. Mesmo assim, o público prestigiou o evento sob guarda-chuvas.

Flores e bandeirinhas brancas com a palavra ‘paz’ se misturaram aos acenos. Nem a lama e o lixo nas margens da represa intimidaram as pessoas. “Há 21 anos eu e minha mulher participamos da festa, é um momento de renovação. Mas o que nos deixa triste é que a represa está suja e sumindo, com os aterros. Daqui a pouco a santa terá de vir de helicóptero”, disse o morador do bairro Eldorado, Geraldo Barnabé, 53 anos.

Para a moradora de Santo André, Rosilei Mantovani, 32 anos, e suas amigas de Mauá, Maria de Lourdes Ferreira, 32, e Geriane de Oliveira, 27, o evento resultou em um pequeno sacrifício que “valeu a pena”, segundo as três amigas. Elas acompanharam pela primeira vez a procissão náutica em um barco onde estavam os fogos de artifício. “A gente queria ver a santa de perto e tirar fotos e achamos essa maneira, que no final deu certo. Durante todo o trajeto, o que mais me emocionou foi ver todas aquelas pessoas aguardando ansiosamente a imagem”, disse Rosilei.

Já o casal mineiro Francisca de Paula Souza, 82 anos, e Jovelino de Souza, 83, que há três anos mora no bairro Eldorado, preferiu homenagear a santa sentado em banquinhos montados no Parque Ecológico. “A gente tem muita idade e não dá para acompanhar a pé a imagem. Mas a missa não perdemos de jeito nenhum”, afirmou Francisca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;