Internacional Titulo
EUA dizem que trégua de xiitas no Iraque ajuda luta contra Al Qaeda
Da AFP
01/09/2007 | 18:00
Compartilhar notícia


A suspensão durante seis meses dos ataques anunciada pela milícia xiita de Moqtada al-Sadr, o Exército do Mahdi, deverá permitir que as tropas americanas concentrem suas operações no Iraque contra a Al Qaeda, considerou neste sábado um comando americano em Bagdá.

"Se as ordens de Sadr forem respeitadas, isso permitirá que as forças da coalizão e as forças iraquianas se concentrem na Al Qaeda no Iraque e na proteção da população iraquiana", observa o informe americano.

"A força multinacional no Iraque e o governo iraquiano saúdam o compromisso de (Moqtada) al-Sadr pela paz", parabeniza a nota militar.

Na quarta-feira, o chefe radical xiita anunciou que sua milícia suspendia seus ataques durante seis meses, principalmente contra os americanos, depois de ter sido acusada de estar envolvida nos violentos confrontos no dia anterior na cidade sagrada de Karbala.

"O fim da violência do Exército do Mahdi será também uma etapa importante para ajudar as autoridades iraquianas a dedicar mais atenção a seus objetivos políticos e econômicos", consideram os militares.

"As declarações de Moqtada al-Sadr podem permitir a redução das atividades criminosas e contribuir para a reunificação dos iraquianos, divididos pelo medo e pela violência sectária", segundo o Exército americano.

"Esperamos com ansiedade que se confirme uma redução da violência com este anúncio, se os que estão envolvidos o cumprirem", conclui o comunicado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;